
Pesquisa de boca de urna realizada neste domingo (7) pelo Ibope no Rio de Janeiro aponta virada surpreendente do candidato Wilson Witzel (PSC), que registrou 39% de intenções de voto entre os eleitores fluminenses.
Leia também: Ibope em São Paulo: boca de urna aponta Doria no segundo turno
A vaga no segundo turno no estado aparece indefinida, com o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) em segundo lugar, com 21%, seguido por Tarcísio Motta (PSOL), que tem 15%. Os dois aparecem tecnicamente empatados no limite da margem de erro da pesquisa de boca de urna , que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento Ibope mostra ainda Romário (PSB) com 9% das intenções de voto, seguido por Índio da Costa (PSD), que tem 6%. Em levantamentos anteriores, esses dois candidatos brigavam por um lugar no segundo turno da eleição no estado.
Também foram registrados 4% de intenções de voto para o candidato Pedro Fernandes (PDT), mesmo índice alcançado por Marcia Tiburi (PT). Marcelo Trindade, do Novo, somou 1%. Os candidatos André Monteiro (PRTB), Dayse Oliveira (PSTU) e Luiz Eugênio Honorato (PCO) ficaram zerados.
Leia também: Vice-prefeita de Nobres morre atropelada em frente a local de votação em MT
A pesquisa de boca de urna do Ibope foi realizada ao longo do dia com 2.600 eleitores do Rio de Janeiro. O levantamento tem nível de confiança de 99% e está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral): RJ-04204/2018.
O crescimento do advogado Wilson Witzel já havia sido identificado em pesquisas anteriores, mas nenhum estudo chegou a mostrá-lo efetivamente na disputa para ir ao segundo turno – e muito menos na liderança da corrida eleitoral no Rio de Janeiro. Sua guinada decorreu, especialmente, do apoio recebido da família do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).