Em São Paulo, dois candidatos a governador, Paulo Skaf (MDB) e João Doria (PSDB), protagonizam a disputa pelas duas vagas no segundo turno
Fotos públicas/reprodução
Em São Paulo, dois candidatos a governador, Paulo Skaf (MDB) e João Doria (PSDB), protagonizam a disputa pelas duas vagas no segundo turno

Foi divulgada no fim da noite de terça-feira (25) a mais recente pesquisa eleitoral do Ibope. O presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (MDB) lidera a corrida pelo palácio dos Bandeirantes, seguido de perto pelo ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). Embora o emedebista supere o tucano numericamente, os dois estão empatados dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.

Leia também: “Descompromisso de Doria impactará nas eleições estaduais”, diz Luiz Marinho

Acompanhe, abaixo, a preferência dos eleitores auferida pelo levantamento do Ibope , contratado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo :

Paulo Skaf (MDB): 24%
João Doria (PSDB): 22%
Marcio França (PSB): 12%
Luiz Marinho (PT): 6%
Major Costa e Silva (DC): 4%
Professora Lisete (PSOL): 2%
Marcelo Candido (PDT): 1%
Prof. Claudio Fernando (PMN): 1%
Rodrigo Tavares (PRTB): 1%
Toninho Ferreira (PSTU): 1%
Rogerio Chequer (Novo): 1%
Lilian Miranda (PCO): 1%
Brancos/nulos: 18%
Não sabe/Não respondeu: 7%

Leia também: Juiz vê "crítica ácida", mas descarta ofensa em vídeo de Doria com França obeso

O instituto quis saber, também, em qual candidato o eleitor "não votaria de jeito nenhum". Era dado aos pesquisados informar mais de um nome, de modo que o total abaixo pode ultrapassar os 100%. Lidera, nesse quesito, o ex-prefeito João Agripino Doria. Acompanhe:

João Doria (PSDB): 33%
Paulo Skaf (MDB): 19%
Luiz Marinho (PT): 18%
Major Costa e Silva (DC): 11%
Toninho Ferreira (PSTU): 11%
Marcio França (PSB): 11%
Rodrigo Tavares (PRTB): 8%
Professora Lisete (PSOL): 8%
Lilian Miranda (PCO): 8%
Marcelo Candido (PDT): 7%
Rogerio Chequer (Novo): 7%
Prof. Claudio Fernando (PMN): 6%
Poderia votar em todos: 5%
Não sabem ou preferem não opinar: 25%

O único cenário de segundo turno verificado pelo Ibope foi o mais provável: Skaf versus Doria. Lidera o emedebista, com 39%, contra 31% do tucano. Impressiona a quantidade de votos brancos e nulos: 23%.

O levantamento eleitoral ouviu 2002 eleitores com mais de 16 anos em cada uma das regiões de São Paulo. As entrevistas foram realizadas entre os dias 22 e 24 de setembro, sob o registro, no Tribunal Regional Eleitoral, número SP- 09074/2018, e, no Tribunal Superior Eleitoral, BR-07387/2018.

O nível de confiança da pesquisa Ibope é de 95%. Isso significa que, realizada novamente dentro das mesmas condições, o instituto teria 95% de chances de encontrar resultado semelhante.

Leia também: A duas semanas das eleições, 12 candidatos a governador podem vencer no 1º turno

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!