Tamanho do texto

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda (20) mostra João Doria (PSDB) à frente, com 20%, seguido de Paulo Skaf (MDB), com 18%

Paulo Skaf, presidente licenciado da Fiesp, surge empatado tecnicamente com Doria na pesquisa Ibope
Divulgação/Fiesp
Paulo Skaf, presidente licenciado da Fiesp, surge empatado tecnicamente com Doria na pesquisa Ibope

A mais recente pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira (20), mostra o tucano João Doria à frente do emedebista Paulo Skaf. Com 20%, contudo, o candidato do PSDB está tecnicamente empatado com Skaf, que aparece com 18% - isso porque a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos.

Leia também: Pesquisa Ibope: Lula lidera intenções de voto e abre vantagem sobre Bolsonaro

Em terceiro lugar, surge Márcio França (PSB), com 5%, seguido por Luiz Marinho (PT), 4%, Major Costa e Silva (DC), 3%, e professora Lisete (PSOL), 2%. Dentro da margem de erro da pesquisa Ibope , estão todos empatados.

Marcelo Candido (PDT), Claudio Fernando (PMN), Rodrigo Tavares (PRTB) e Toninho Ferreira (PSTU) pontuaram, cada um, 1%. Os demais candidatos – Edson Dorta (PCO) e Rogério Chequer (Novo) não foram mencionados na pesquisa.

A pesquisa eleitoral foi encomendada pela TV Globo e o jornal O Estado de S.Paulo. Foram ouvidos 1204 eleitores de todas as regiões do estado entre os dias 17 e 19 de agosto. O registro do levantamento no Tribunal Regional Eleitoral é SP-00450/2018, e, no Tribunal Superior Eleitora, BR-05723/2018. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% - isto é, se fosse refeita, as chances de obter o mesmo resultado ficam nesta casa.

O Ibope levantou, também, a rejeição dos candidatos. O que tem a rejeição mais elevada é também o líder das pesquisas, João Doria. Ele é rejeitado por 35% dos entrevistados. Skaf vem na sequência, com 23% de rejeição, e Luiz Marinho , com 14%. Márcio França, por sua vez, é rejeitado por 11%.

Leia também: Lula abre margem para Bolsonaro e cenário sem petista é de indefinição, diz CNT

Lula lidera pesquisa ibope para presidente

Mesmo preso, Lula lidera pesquisa Ibope
Ricardo Stuckert
Mesmo preso, Lula lidera pesquisa Ibope

A pesquisa sobre os candidatos à Presidência nas Eleições 2018 divulgada nesta segunda-feira (20) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , preso desde abril e com a candidatura contestada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como líder da corrida eleitoral, concentrando 37% das intenções de voto.

Lula é seguido pelo candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, que tem 18% da preferência dos eleitores. O pesquisa Ibope para as Eleições 2018  indica empate técnico na terceira colocação entre a candidata da Rede, Marina Silva (6%), o candidato do PDT, Ciro Gomes (5%), o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin (5%) e o candidato do Podemos, Alvaro Dias (3%).

Leia também: Skaf e Doria estão empatados na disputa por governo de SP, aponta pesquisa

    Leia tudo sobre: lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.