Debate da RedeTV! reuniu oito candidatos à Presidência da República
Reprodução
Debate da RedeTV! reuniu oito candidatos à Presidência da República

O segundo debate  entre os candidatos à Presidência da República, realizado pela RedeTV!, na noite desta sexta-feira (17) foi marcado pela discussão da economia e apresentação de propostas. No entanto, o evento também contou com algumas trocas de farpas e frases de efeito.

Leia também: Defesa de Lula pede a Barroso liminar para garantir petista em debate

Para você que perdeu o debate  ou quer apenas relembrar os momentos mais impactantes, nós selecionamos as declarações mais marcantes de cada um dos candidatos. Confira.

Alvaro Dias (Podemos)

Alvaro Dias atacou o ex-presidente Lula durante o debate
Divulgação
Alvaro Dias atacou o ex-presidente Lula durante o debate


  • "Não é um preso político, é um político preso"

Depois de perguntar para Marina Silva o que ela achava da retirada do púlpito com o nome de Lula, Alvaro Dias usou a frase para se referir ao ex-presidente. O ex-governador do Paraná ainda chamou a candidatura do petista de "enganação vergonhosa".

  • "Nós vamos refundar a República"

O candidato do Podemos usou a analogia em sua apresentação e em suas considerações finais para promover sua plataforma reformista.

Cabo Daciolo (Patriota)

Cabo Daciolo falou em
Divulgação
Cabo Daciolo falou em "adorar o senhor" em sua primeira semana de governo


  • "Eu amo todos os senhores"

Campeão de polêmicas no primeiro debate, Cabo Daciolo estava mais tranquilo no evento da RedeTV!. No entanto, ele se referiu com carinho aos adversários antes de dizer que o debate é um "teatro".

  • "Na primeira semana, vamos adorar o Senhor"

Se alguns políticos prometeram fazer reformas e cortar ministérios logo em seus primeiros dias no Palácio do Planalto, o candidato do Patriota tem um plano um tanto quanto diferente. A declaração foi dada por Daciolo durante suas considerações finais.

Ciro Gomes (PDT)

Ciro Gomes citou o mediador, Boris Casoy, em suas declarações finais
Reprodução
Ciro Gomes citou o mediador, Boris Casoy, em suas declarações finais


  • "Apesar de minha adversária, você é um referência na demarcação de terras"

Em um momento raro em debates políticos, Ciro Gomes elogiou o trabalho de Marina Silva e disse que era preciso "cumprimentá-la" por seu trabalho pelos povos indígenas. Isso aconteceu após a candidata da Rede questionar o pedetista sobre seus planos para demarcação de terras.

  • "É uma vergonha"

Bem humorado, Ciro utilizou o bordão de Boris Casoy, um dos mediadores do debate, para se referir à situação atual do Brasil em suas considerações finais.

Geraldo Alckmin (PSDB)

Geraldo Alckmin criticou o alto número de partidos no Brasil
Divulgação
Geraldo Alckmin criticou o alto número de partidos no Brasil


  • "Não temos 35 ideologias"

Ao propor a reforma política, Geraldo Alckmin atacou o grande número de partidos existentes no Brasil e chamou as siglas de "pequenas e médias empresas".

  • "PEC é uma vacina contra o PT e seus aliados"

Questionado por Ciro Gomes sobre seus motivos para apoiar a PEC do teto de gastos proposta por Michel Temer, o tucano atacou as políticas econômicas dos governos do PT, mas afirmou que é possível retomar o crescimento econômico sem congelar a receita.

Guilherme Boulos (PSOL)

Guilherme Boulos repetiu frase que fez sucesso no debate anterior
Divulgação
Guilherme Boulos repetiu frase que fez sucesso no debate anterior


  • "Aqui temos 50 tons de Temer"

A frase que fez sucesso no primeiro debate foi repetida por Guilherme Boulos no evento da RedeTV!. O líder do MST afirmou que todos os seus candidatos são iguais e, de uma forma ou de outra, alinhados com o atual presidente.

  • "Acho que eles não têm vergonha"

Se algumas das declarações dos candidatos podem parecer forçadas ou exageradas, essa frase de Boulos foi uma resposta direta à pergunta feita por Cabo Daciolo, que foi "Será que os candidatos aqui presentes, com 30 anos de política, não têm vergonha na cara?"

Henrique Meirelles (MDB)

Henrique Meirelles alfinetou Bolsonaro e tentou emplacar slogan
Divulgação
Henrique Meirelles alfinetou Bolsonaro e tentou emplacar slogan


  • "Ou você não leu seu programa de governo?"

Ao questionar Jair Bolsonaro sobre inconsistências entre suas declarações e seu plano de governo, o ex-ministro da Fazenda fez a pergunta ácida ao adversário, que negou que existam diferenças entre seu plano e seus discursos.

  • "Chama o Meirelles"

Durante suas considerações finais, o emedebista tentou, mais uma vez, emplacar seu bordão.

Jair Bolsonaro (PSL)

Jair Bolsonaro prometeu
Divulgação
Jair Bolsonaro prometeu "afastar o fantasma do comunismo do Brasil"


  • "Vou afastar o fantasma do comunismo"

Logo na primeira pergunta da noite, Bolsonaro listou os motivos pelos quais pretende governar. Além de se citar com um candidato "honesto e patriota", ele prometeu afastar o "fantasma do comunismo"

  • "Seu partido é símbolo do toma-lá-dá-cá"

Se Meirelles alfinetou Bolsonaro, o deputado não deixou por menos e respondeu o ex-ministro da mesma maneira. Depois do emedebista prometer fazer um governo independente e com especialistas nos cargos de confiança, o candidato do PSL debochou e relembrou o histórico do MDB na política nacional.

Marina Silva (REDE)

Marina Silva protagonizou discussão acalorada com Jair Bolsonaro
Divulgação
Marina Silva protagonizou discussão acalorada com Jair Bolsonaro


  • "Não"

A resposta mais curta do debate foi o início da discussão mais acalorada da noite. Questionado por Bolsonaro sobre se concorda com o fim do estatuto do desarmamento, a ex-ministra foi monossilábica e utilizou o resto do tempo para criticar as posições do adversário em relação às mulheres.

  • "Você acha que pode ganhar tudo no grito"

Se o início da discussão entre Marina e Bolsonaro merece ser relembrado, o final dela também teve impacto. Após a réplica do deputado, Marina Silva criticou a forma de dialogar do adversário e chegou a ser elogiada por Guilherme Boulos ainda durante a debate .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!