Eleitores terão de escolher entre 12 candidatos ao governo de São Paulo nas eleições de outubro
Nelson Jr./ ASICS/ TSE
Eleitores terão de escolher entre 12 candidatos ao governo de São Paulo nas eleições de outubro

Todos os 12 candidatos ao governo de São Paulo confirmaram participação nas eleições 2018. O  prazo para registrar as chapas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se encerrou nesta quarta-feira (15) e, a partir de amanhã (16), já é autorizado o início das campanhas com  comícios, carros de som e propaganda eleitoral na internet.

A Justiça Eleitoral terá agora até o dia 17 de setembro para analisar a validade de todas as candidaturas. Sete dos 12 candidatos ao governo de São Paulo participam, já nessa quinta-feira (16), do primeiro debate entre os postulantes ao Palácio dos Bandeirantes. O evento será realizado pela Band e contará com a presença do candidato à reeleição, Márcio França (PSB), além de Rodrigo Tavares (PRTB), Paulo Skaf (MDB), Marcelo Cândido (PDT), João Doria (PSDB), Luiz Marinho (PT) e Lisete Arelaro (PSOL).

De acordo com  pesquisa divulgada na semana passada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte)/MDA, Doria e Paulo Skaf estão tecnicamente empatados na liderança da disputa eleitoral paulista. O tucano aparece com 16,4% das intenções de voto, enquanto Skaf tem 16,2%. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Aparece na terceira colocação o atual governador, Márcio França, com 5% das intenções de voto, seguido de perto pelo petista Luiz Marinho, que tem 4,8% da preferência dos eleitores paulistas.

Leia também: PT registra candidatura de Lula com ato político no TSE; Haddad é o vice

Conheça abaixo a relação completa dos candidatos ao governo de São Paulo:

Fotos oficiais dos 12 candidatos ao Governo de São Paulo nas eleições 2018
Divulgação/TSE
Fotos oficiais dos 12 candidatos ao Governo de São Paulo nas eleições 2018


  • Edson Dorta (PCO) – Aos 46 anos, Edson Dorta é servidor público que trabalha nos Correios e foi diretor no sindicato que representa a categoria. Ele tem como candidata a vice-governadora Lilian Miranda, também do PCO.
  • João Doria (PSDB) – Ex-prefeito de São Paulo (que deixou o cargo justamente para tentar chegar ao governo do Estado), Doria declarou patrimônio de R$ 189 milhões à Justiça Eleitoral e terá apoio de uma coligação formada por PSDB, DEM, PSD, PRB, PP e PTC. Seu vice é Rodrigo Garcia, do Democratas.
  • Luiz Marinho (PT) – Ex-ministro do Trabalho no governo Lula, Luiz Marinho foi também prefeito de São Bernardo do Campo por dois mandatos e é o atual presidente estadual do PT. Sua chapa tem o apoio do PCdoB e conta com Ana Bock (PT) como candidata a vice.
  • Major Costa e Silva (DC) – Major do Exército, Costa e Silva tem 41 anos de idade e foi professor universitário. Ele terá como candidata a vice outra militar, a Cabo Fátima.
  • Marcelo Candido (PDT) – Marcelo é ex-prefeito de Suzano, cidade da Grande São Paulo, e ex-deputado estadual. Sua candidata a vice é Gleides Sodré, também do PDT.
  • Márcio França (PSB) – França assumiu o Palácio dos Bandeirantes após o então governador, Geraldo Alckmin (PSDB), deixar o cargo para disputar a Presidência da República. Sua chapa é formada por 15 partidos (PSB, PSC, PPS, PTB, PV, PR, Podemos, PMB, PHS, PPL, PRP, Patriotas, Pros, Solidariedade, Avante). Sua vice é a Coronel Eliane Nikoluk, do PR.
  • Paulo Skaf (MDB) – Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Skaf vai para sua terceira disputa pelo governo paulista. Ele tem como candidata a vice-governadora a Tenente-Coronel Carla.
  • Professor Claudio Fernando (PMN) – Aos 37 anos, Claudio é professor universitário e já ocupou cargos na administração pública de cidades da Baixada Santista. Sua chapa conta com o apoio da Rede Sustentabilidade, partido que cedeu a ele o vice, Roberto Campos.
  • Professora Lisete Arelaro (PSOL) – Docente na USP, Lisete Arelaro tem 73 anos de idade e vai para sua primeira disputa eleitoral. Sua candidatura tem o apoio do PCB e a chapa conta com o Professor Maurício Costa como vice.
  • Rodrigo Tavares (PRTB) – A candidatura do advogado Rodrigo Tavares, de 37 anos, tem o apoio do PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro. Seu candidato a vice é Jairo Glikson.
  • Rogério Chequer (Novo) – Chequer é um dos fundadores do Movimento Vem Pra Rua, um dos grupos que ganharam destaque nas manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff. Ele tem como vice Andrea Menezes, também do partido Novo.
  • Toninho Ferreira (PSTU) – O advogado de 60 anos de idade já tentou por duas vezes se eleger prefeito de São José dos Campos, mas o máximo que já conseguiu em eleições foi ser suplente ao cargo de deputado federal, em 2014. Sua vice é Ariana Gonçalves.

Dos doze  candidatos a governador de São Paulo, oito optaram por mulheres para o posto de vice.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!