Oito dos treze candidatos à Presidência da República, nas eleições deste ano, se reuniram pela primeira vez, na noite desta quinta-feira (9), no debate organizado pela TV Bandeirantes . Sem a presença de um candidato petista – dado que o ex-presidente Lula, candidato da legenda, está preso e não pode comparecer –, o debate da Band não contou com a clássica polarização PT x PSDB, mas foi regado por alfinetadas, declarações polêmicas e um toque de humor.
O debate da Band começou às 22h e muitos brasileiros não conseguiram – ou optaram por não – assistir ao encontro. Frente a isso, a redação do iG , que fez uma cobertura completa e detalhada do debate da Band , separou algumas das frases mais notórias de cada candidato.
Confira aqui as principais frases ditas no debate da Band:
Os risos da plateia que acompanhou o debate ao vivo podem ter surgido durante uma resposta ou outra dos candidatos presidenciáveis, mas foi o apresentador e mediador do encontro, Ricardo Boechat, quem arrancou as maiores gargalhadas quando disse a expressão "perdeu, playboy" ao presidenciável do PDT, Ciro Gomes.
A frase foi dita após Ciro se queixar de não ter usado todo o seu tempo para responder uma pergunta feita pelo opositor Cabo Daciolo (Patriota).
Por sua vez, Ciro Gomes havia usado da ironia ao responder a tréplica de uma das perguntas do candidato do Patriota. "O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira?", disse Daciolo, que ouviu uma resposta efusiva e a declaração irônica: "A democracia é uma delícia, uma beleza, mas ela tem certos custos".
O Cabo Daciolo, aliás, foi quem roubou a cena no debate de ontem. Desconhecido por grande parte dos eleitores brasileiros, nesta quinta-feira, o militar se destacou com declarações polêmicas e pouco tradicionais em um debate presidenciável. Desde o início da sua apresentação, Daciolo fez citações religiosas e acabou sua participação fazendo uma leitura da Bíblia.
Leia também: Debate da Band tem promessas de "nova política" e briga entre Boulos e Bolsonaro
Uma das frases mais impactantes de Daciolo no debate foi declarada quando ele comentava a respeito da violência contra a mulher no Brasil. Para ele, tal problema se resolveria com 'mais amor'. "O grande problema que a nação está enfrentando hoje é a falta de amor", disse.
Indagado pelo candidato do Psol, Guilherme Boulos, a respeito de uma suposta servidora fantasma que trabalharia para ele, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, deixou clara a sua revolta e sua insatisfação em não ter sido perguntado sobre sua opinião política.
"Achei que iríamos falar dos problemas da política nacional", disse Bolsonaro, antes de dar suas explicações – que pouco agradaram o candidato psolista.
Boulos, por sua vez, foi quem falou uma das frases mais compartilhada nas redes sociais. "Temos aqui no estúdio 50 tons de Temer", disse ele, arrancando risos da plateia. "Gente que se diz contra o Temer, mas aprovou emendas e medidas dele nesse mandato", continuou.
Falando em 'tons de Temer', o candidato Henrique Meirelles, do MDB, até tem tentado se desvincular da imagem já desgastada do presidente da República , mas não conseguiu o feito com sucesso. Em sua defesa, se apresentou como o homem que recuperou o Brasil da crise econômica.
"Ao contrário do que muitos aqui pensam, não se cria emprego no grito. Se cria emprego com a política econômica correta", afirmou Meirelles, pontuando sua experiência no setor da economia. Porém, foi essa mesma experiência que lhe rendeu uma resposta atravessada...
Afinal, Meirelles indagou o candidato Álvaro Dias (Podemos) a respeito do "fracasso econômico" do governo anterior e recebeu a seguinte resposta: "O senhor, que estava lá como presidente do Banco Central, é que deveria me responder".
Por sua vez, Marina Silva, candidata da Rede, aproveitou o evento para criticar as alianças do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, candidato do PSDB. Segundo ela, "o condomínio está cheio de lobo mau querendo roubar o dinheiro da vovozinha".
Sua colocação dizia respeito ao envolvimento dos partidos apoiadores de Alckmin, o chamado 'Centrão', em escândalos de corrupção. Alckmin, em resposta, argumentou que Marina não poderia falar a respeito de parcerias duvidosas, já que se uniu ao PV, seu antigo partido.
"A candidata Marina saiu do PV dizendo que era incompatível e fundou um partido novo, a Rede, que acabou se coligando com o PV", disse Alckmin, em pleno debate da Band .
Leia também: Da URSAL ao SPC, confira os melhores memes do debate com os presidenciáveis