Debate teve cinco blocos e contou com os principais candidatos a presidente, à exceção de Lula, que foi impedido de comparecer; veja a cobertura do iG

Líder nas pesquisas, somente o ex-presidente Lula não participa do debate na Band
Divulgação/Band
Líder nas pesquisas, somente o ex-presidente Lula não participa do debate na Band

Aconteceu, nesta quinta-feira (9), às 22h, o primeiro debate entre os candidatos à presidência da República nas eleições de 2018 . Oito presidenciáveis participaram do debate na Band: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB). Líder nas pesquisas eleitorais, Lula (PT) foi proibido pela Justiça de participar.

O debate na Band contou com cinco blocos. No primeiro, candidatos escolhidos por sorteio responderam a uma mesma pergunta, formulada por jornalistas. Na sequência, os candidatos fizeram perguntas entre si, obedecendo ao limite de três questionamentos por candidato e à ordem do sorteio.

Leia também: PT fará debate com Haddad e Manuela durante evento com presidenciáveis na Band

Nos blocos dois e quatro, jornalistas da Band escolheram os candidatos a quem queriam fazer perguntas. Nesse estágio, todos os candidatos foram questionados, tendo direito à réplica e tréplica.

No terceiro bloco, candidato perguntou para candidato, seguindo uma ordem definida em sorteio. Cada um pode ser questionado até duas vezes, em perguntas formuladas em até 30 segundos. As respostas tiveram tempo máximo de 2 minutos, e as réplicas e tréplicas, 45 segundos.

Manifestações que contenham ofensa moral ou pessoal a candidatos puderam ter direito de resposta de um minuto. Nesse caso, uma junta de jornalistas definiram se o direito de resposta foi válido ou não.

Leia também: TRF nega novo pedido do PT para Lula participar de debate na TV

No último bloco, os candidatos tiveram um minuto e meio para considerações finais.

O iG fez uma cobertura ao vivo e deixa aqui o acompanhamento, minuto a minuto, com os principais lances do debate na Band .


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.