Sob ordem de prisão
do juiz Sérgio Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregou à Polícia Federal neste sábado (7). Sua prisão foi decretada na última quinta-feira, mas, desde então, o petista encontrava-se no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ele teve que sair do local a pé.
Leia também: Ministro Edson Fachin nega novo recurso da defesa de Lula para evitar prisão
Neste sábado, uma missa com shows foi organizada pela militância do PT no próprio sindicato. A celebração religiosa ocorreu em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faleceu no ano passado e faria aniversário hoje. Lula deveria se entregar à polícia após a missa, para seguir a ordem de prisão, mas só deixou o sindicato às 18h50 deste sábado.
O ex-presidente teve dificuldades para sair do local e se entregar à Polícia Federal porque militantes impediram a sua saída, às 17h de hoje, dentro de um carro. Ele precisou deixar o sindicato a pé após essa primeira tentativa frustrada.
Confira todos os detalhes minuto a minuto:
22h30 - Lula chega à sede da PF em Curitiba
Preso, o ex-presidente Lula vai começar a cumprir pena em Curitiba.
22h18 - Lula é levado à sede da PF por helicóptero
Helicóptero saiu do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba.
22h09 - Avião com Lula pousa em Curitiba
Ele será enviado à Superintendência da Polícia Federal.
20h40 - Lula embarcar em avião rumo a Curitiba
O ex-presidente da República acabou de embarcar em um avião da Polícia Federal para viajar a Curitiba, onde cumprirá o início de sua pena.
20h19 - Lula chega ao aeroporto de Congonhas
Ex-presidente deve embarcar em avião da Polícia Federal, que já o aguarda, rumo a Curitiba. Líder petista cumprirá o começo de sua pena na capital paranaense.
20h07 - Lula embarca em helicóptero para Congonhas
Após fazer o exame de corpo de delito, Lula deixa a Superintendência da PF, na Lapa, e parte em direção a Congonhas. De lá, Lula será levado a Curitiba.
20h04 - Helicóptero se posiciona sobre o prédio da PF na Lapa
Lula será levado para o aeroporto por meio do helicóptero do governo do estado de São Paulo. Espera-se que ele se destine a Congonhas.
19h56 - Lula faz exame de corpo de delito
O diretor do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, o médico legista Nelson Bruni Cabral de Freitas, é quem faz o exame de corpo de delito no ex-presidente Lula. Procedimento é obrigatório em todas as prisões.
19h41 - Lula já está chegando na Superintendência da Polícia Federal
Ex-presidente é levado por um comboio da PF à Superintendência da Polícia Federal, na Lapa.
19h31 - Cordão humano
Manifestantes fazem agora um cordão humano em frente ao embarque das autoridades em Congonhas. A deputada federal Luiza Erundina (Psol-SP) está presente. Não se sabe a que horas Lula chegará em Congonhas.
19h30 - Avião da PF já aguarda Lula no aeroporto de Congonhas
Um avião da Polícia Federal já está posicionado, aguardando a chegada do ex-presidente no aeroporto.
19h19 - Lula deve fazer exame de corpo de delito na Lapa
Comboio da PF passa o acesso ao aeroporto e se direciona à Superintendência da Polícia Federal, na Lapa, onde Lula deve passar por exames de corpo de delito.
19h10 - Comboio aproxima-se do Aeroporto de Congonhas
Polícia Federal estaria levando Lula para o Aeroporto de Congonhas, a fim de enviá-lo a Curitiba, onde cumprirá o começo de sua pena.
18h51 - Lula está sob custódia da Polícia Federal
Comboio da PF leva o ex-presidente Lula após ele se entregar no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Mandado de prisão expedido pelo juiz Sérgio Moro na última quinta-feira (5) foi, enfim, cumprido neste sábado (7) – mais de 48 horas mais tarde.
18h49 - Lula deixa o sindicato a pé
O ex-presidente da República conseguiu deixar o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC saindo a pé do prédio, ao invés de deixar o local dentro de um carro. Algumas pessoas tentaram bloqueá-lo, mas ele conseguiu sair e, finalmente, se entregou à Polícia Federal.
18h31 - "Não tem arrego"
"Não tem arrego", gritam os militantes que se recusam a deixar Lula sair do sindicato. Líderes do partido e outros interlocutores do ex-presidente buscam convencer os militantes a deixarem Lula se entregar à PF.
18h - Ex-presidente será responsabilizado se não sair do sindicato
Gleisi Hoffman pede aos militantes apoiadores do ex-presidente que deixem Lula se entregar à PF, avisando que as consequências para o ex-presidente podem ser piores, caso ele não consiga sair do prédio do sindicato. A polícia deu meia hora para que Lula deixe o sindicato, ou será responsabilizado.
17h53 - Gleisi Hoffman sobe no carro de som
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, sobe no palco improvisado na frente do sindicato para falar com militantes petistas.
17h05 - Lula abandona carro que não conseguiu sair do sindicato
Após resistência de militantes, Lula abandona carro que tentou sair do sindicato.
17h - Lula tenta sair do sindicato
Lula e seu advogado Cristiano Zanin estão dentro de um carro que tenta sair do sindicato do ABC. Militantes cercam o carro e tentam evitar a saída do presidente.
16h47 - Comboio da PF
Um comboio de carros da Polícia Federal está a caminho do Sindicato dos Metalúrgicos. As informações são da GloboNews, embora os veículos não tenham identificação da PF.
16h32 - 'Não deixar prender'
Temendo a prisão do petista, militantes se sentaram no chão em frente a uma das saídas do sindicato e entoaram cantos que diziam "cercar e não deixar prender".
16h08 - Lula deve sair às 16h30
O ex-presidente Lula deve deixar o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e se entregar para a PF às 16h30 deste sábado, dizem fontes da militância.
15h59 - Dilma está em Porto Alegre
A ex-presidente Dilma Rousseff saiu do sindicato pouco depois do discurso de Lula, pegou um voo para Porto Alegre e já pousou na capital gaúcha. Uma foto dela dentro do avião já está circulando nas redes sociais.
15h33 - Apoiadores de Lula vão deixando o sindicato
Alguns apoiadores do ex-presidente já deixaram o prédio do sindicato. O petista e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi uma das autoridades vistas deixando o sindicato.
15h08 - Carros são vistos saindo na sede do sindicato
Não se sabe ao certo quem estão dentros dos carros que deixaram o sindicato nesta tarde. Os carros são particulares.
14h30 - Almoço com a família
O petista deve almoçar com a família antes de se entregar à PF. Isso é o que informa a assessoria do ex-presidente. Não se sabe ao certo o horário em que ele se entregará.
13h10 - Ex-presidente volta ao prédio do sindicato
Após terminar o seu pronunciamento, o ex-presidente retornou ao prédio do Sindicato dos Metalúrgicos, onde tem estado desde a última quarta-feira (4). Na ocasião, ele foi exaltado e abraçado por diversos manifestantes.
12:54 - Lula encerra pronunciamento
Ex-presidente encerra discurso dizendo que vai provar sua inocência.
12:53 - Volta por cima
"Eu sairei dessa maior, mais forte, mais verdadeiro e inocente, porque eu quero cobrar que eles é que cometeram um crime, um crime político de perseguir um homem que tem 50 anos de história política", afirma.
12:49 - Universidades
Ter sido o único presidente sem um diploma é motivo de orgulho, diz Lula: "Mas sou o presidente que mais fez universidade na história desse país."
12:48 - Asilo
De acordo com Lula, muitas pessoas sugeriram que ele buscasse asilo no Uruguai ou em embaixadas de países, mas ele recusou: "Eu não esotu escondido. Eu vou lá na barba deles, para eles saberem que eu não tenho medo, que não vou correr e para saberem que eu vou provar a minha inocência"
12:46 - Coração de milhões
"Não adianta tentar parar o meu sonho, porque quando eu parar de sonhar eu sonharei pela cabeça de vocês", disse. "O meu coração baterá pelo coração de vocês, e são milhões de corações. Eu não pararei porque eu não sou mais um ser humano, eu sou uma ideia, uma ideia misturada com a ideia de vocês", continuou.
12:44 - Mandado será atendido
Ex-presidente confirma que vai cumprir mandado de prisão: "Vou atender porque eu quero fazer a transferência de responsabilidade. Eles acham que tudo o que acontece nesse país acontece por minha causa"
12:42 - "Orgasmos múltiplos"
Lula voltou a falar sobre a imprensa e citou veículos que têm uma foto sua na cadeia como sonho de consumo. Ex-presidente disse que os imagina "tendo orgamos múltiplos" com isso.
12:39 - Meninos no MP
Lula criticou "meninos" que trabalham no Ministério Público "porque o pai pode pagar". Disse que essas pessoas precisam conhecer mais sobre a vida do brasileiro.
12:37 - Lava Jato
"Não pensem que eu sou contra a Lava Jato. Se pegar bandido, tem que pegar bandido mesmo que roubou e prender. Todos nós queremos isso", apontou.
12:36 - Morte de Marisa Letícia
"Eu talvez viva o momento de maior indignação que um ser humano vive. Não é fácil o que sofre a minha família, os meus filhos, o que sofreu a Marisa", afirmou. "A antecipação da morte da Marisa foi a safadeza e a sacanagem que o Ministério Público fez contra ela", continuou.
12:31 - Sonhos e conquistas
Lula começou a falar sobre sonhos que teve para o Braisl. "Eu há muito tempo atrás sonhei que era possível governar esse país envolvendo milhões de pessoas pobres na economia, nas universidades, criando milhões de empregos", disse. "E se for por esse crime, de colocar pobre na universidade, negro na universidade, pobre comprar carro, pobre andar de avião, se esse é o crime que eu cometi, eu vou continuar sendo criminoso nesse país, porque eu vou fazer muito mais", completou.
12:30 - Desafio a Moro
"Eu não tenho medo deles. Eu até já falei que gostaria de fazer um debate com o Moro sobre a denúncia que ele fez contra mim. Eu gostaria que ele me mostrasse alguma coisa de prova", disse o ex-presidente.
12:29 - Imprensa
Ao criticar ataques sofridos pela imprensa, Lula diz: "Quanto mais eles me atacam, mais cresce a minha relação com o povo brasileiro".
12:25 - Lula fala sobre apartamento no Guarujá
Lula diz ser "o único ser humano" processado por um apartamento que não é dele. Ele afirma que pensou que Moro fosse resolver a situação, mas que, ao invés disso, foi mais um a mentir que o tríplex lhe pertencia.
12:22 - Apoiador passa mal e Lula convoca médico
Um dos manifestantes teve um mal-estar e Lula, do palco, incentivou que algum médico fosse fazer o atendimento.
12:12 - Importância do Sindicato na democracia
Segundo Lula, conquistas Sindicato dos Metalúrgicos foram importantes para o crescimento da democracia brasileira. Ex-presidente diz que, por lá, aprendeu sociologia, economia, química, física e a fazer muita política.
12:10 - Apoiadores vibram com Suplicy
Lula chama Eduardo Suplicy de "futuro Senador" e apoiadores vibram quando ele aparece ao lado do ex-presidente.
12:05 - Cumprimentos continuam
Ex-presidente segue falando sobre outros políticos, como Dilma Rousseff, Ivan Valente e Fernando Haddad. Sobre Dilma, Lula diz que foi a pessoa que lhe deu tranquilidade para fazer quase tudo que conseguiu durante seus mandatos.
12:02 - Lula fala sobre Boulos e Manuela D'Ávilla
Ao dar início de fato ao pronunciamento, Lula elogiou os pré-candidatos à Presidência Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D'Ávilla (PCdoB).
12:00 - Lula começa pronunciamento
Lula pega o microfone para começar a discursar pedindo para aumentar o som do microfone.
11:52 - Missa é encerrada
Final do ato religioso é encerrado. Manifestantes aguardam pronunciamento de Lula, mas artistas tocam outra música antes.
11:48 - Padre fala diretamente Lula
Padre chama Lula para lhe dar um conselho. Religioso diz para que ele cuide da saúde, que deseja que ele esteja em liberdade e que Brasil sofreu golpe com impeachment de Dilma. Após o término da fala, apoiadores voltama cantar músicas para o ex-presidente.
11:41 - Apoiadores pedem para que Lula resista
Grupo de manifestantes entoou coro de "resiste" para o ex-presidente do Brasil.
11:35 - Artistas tocam Zeca Pagodinho
Artistas convidados a participar da cerimônia tocam música de Zeca Pagodinho e depois anunciam que Lula foi responsável por escolher todas as faixas executadas. "É o Lulapalooza", brincou um deles.
11:28 - Manifestantes pedem para que Lula não se entregue
Padre é obrigado a parar missa após apoiadores começaram gritos de "não se entrega". Cerimônia é retomada após pedido de silêncio.
11:21 - Dilma começa a falar
Ex-presidente Dilma Roussef pega o microfone para prestar homenagens.
11:19 - Apoiadores voltam a cantar
Apoiadores que estão presentes no evento se unem ao coro de "Lula, eu te amo". Após Dilma Rousseff ser citada por padre, manifestantes mudam para "Dilma, guerreira da pátria brasileira"
11:13 - Fachin jusifica decisão
Segundo Edson Fachin, a justificativa para ter negado o recurso é que o "cumprimento da pena em tais circunstâncias constitui regra geral". Além disso, Fachin diz que o fato de ainda haver embargos de declaração a serem apresentados não impede mandado de prisão.
11:06 - Fachin nega novo recurso
Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso que pedia liberdade do ex-presidente. Este foi o último recurso apresentado pela defesa, portanto, ordem de prisão de Sergio Moro fica mantida.
11:05 - Padre fala sobre Lula
Após música em homenagem à Marisa, padre pega o microfone para falar sobre conquistas e Lula.
10:50 - Gilberto Carvalho discursa
Ex-ministro Gilberto Carvalho pega o microfone para falar sobre a vida da homenageada Marisa Letícia. Lula permanece ao lado dele.
10:45 - Dom Angélico Sândalo Bernardino tenta iniciar missa
Dom Angélico Sândalo Bernardino, convidado a celebrar missa da ex-primeira dama, pede silêncio aos apoiadores para dar início à missa. Ele pediu desculpas pelo atraso por problemas técnicos, pois a missa estava marcada para 9:30.
10:40 - Lula deixa prédio
Lula deixa o prédio do Sindicato onde estava desde a última quinta-feira (5). Manifestantes vibram ao ver ex-presidente em cima do carro de som e aguardam pronunciamento enquanto cantam músicas de apoio. Lula acena para o público.
9:45 - Repórter é expulso do Sindicato
Um dos repórteres que faziam a cobertura na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, foi expulso do local. Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), tentou apartar a briga.
Leia também: Lula passa outra noite em sindicato e deve ser detido pela PF neste sábado