Com Lula candidato, caso o STF vote por seu habeas corpus, não há alternativa a não ser intervenção, diz general Lessa
Fernando Frazão/Agência Brasil - 6.6.16
Com Lula candidato, caso o STF vote por seu habeas corpus, não há alternativa a não ser intervenção, diz general Lessa

O general de Exército da reserva Luiz Gonzaga Schroeder Lessa fez uma declaração polêmica, nesta segunda-feira (2), sobre a possibilidade de termos Lula candidato em outubro. Afinal, Lessa afirmou que, se o Supremo Tribunal Federal (STF) votar a favor do habeas corpus do ex-presidente nesta quarta-feira (4), a 'única saída' seria a implantação de uma intervenção militar no País. 

Leia também: "STF não pode se omitir na defesa da Constituição", diz PT

Isso porque, segundo o general, com uma decisão dessas, o STF estaria agindo como “indutor” da violência entre os brasileiros e “propagando a luta fratricida, em vez de amenizá-la”. Para a hipótese de Lula candidato , então, Lessa defende a intervenção das Forças Armadas.

“Se acontecer tanta rasteira e mudança da lei, aí eu não tenho dúvida de que só resta o recurso à reação armada. Aí é dever da Força Armada restaurar a ordem. Mas não creio que chegaremos lá”, disse ele. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A declaração de Lessa engrossa as já crescentes manifestações de oficiais generais da reserva sobre a concessão de habeas corpus ao ex-presidente. Um dos generais a se manifestar foi Paulo Chagas, pré-candidato ao governo do Distrito Federal.

Leia também: Defesa de Lula leva ao STF parecer de jurista contra prisão em 2ª instância

Você viu?

“Nosso objetivo principal nesse momento é impedir mudanças na lei e colocar atrás das grades um chefe de organização criminosa já julgado e condenado a mais de 12 anos de prisão que, com o respaldo desse supremo fortim (o STF), tem circulado livre e debochadamente por todo o território nacional, contando mentiras, pregando o ódio e a luta de classes”, escreveu Chagas.

Com Lula candidato ou não, crise será "resolvida na bala"

Na semana passada, Lessa já havia se manifestado com declarações enfáticas à Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. Na oportunidade, disse que haveria 'derramamento de sangue'.

"Vai ter derramamento de sangue, infelizmente é isso que a gente receia". O general disse ainda que a crise atual brasileira provavelmente “vai ser resolvida na bala".

Ao jornal, o Exército informou que as declarações de Lessa representam apenas a “opinião pessoal” dele e que "pauta sua atuação dentro dos parâmetros legais balizados pela Constituição Federal e outras normas que regem o assunto".

Leia também: Janot e mais de 4 mil procuradores vão ao STF defender prisões na 2ª instância

O STF, por sua vez, disse que não se manifestaria sobre a afirmação de Lessa e de outros generais que expressaram sua opinião sobre as possíveis decisões da Corte. Seja Lula candidato ou não, a Corte não se posiciona sobre qualquer hipótese de intervenção militar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!