Apoiadores de Lula fizeram ato na República, em São Paulo, após o resultado de julgamento do petista no TRF-4
Larissa Pereira/iG São Paulo - 24.01.2018
Apoiadores de Lula fizeram ato na República, em São Paulo, após o resultado de julgamento do petista no TRF-4

A condenação unânime do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal ( TRF-4 ), na última quarta-feira (24), abalou a convicção dos apoiadores do petista de que ele será uma candidato válido no dia das eleições presidenciais deste ano. 

Leia também: "Eles sabem que condenaram um inocente": Lula ao ser lançado como pré-candidato

Isso é o que aponta a última pesquisa do Ideia Big Data, feita com eleitores do petista. Segundo as informações divulgadas nesta sexta-feira (26), 54% dos entrevistados não acreditam que Lula chegará ao fim da disputa eleitoral. Em compensação, 43% dos eleitores do ex-presidente têm expectativa de que ele irá para a prisão.

A pesquisa foi feita por telefone com 1.000 eleitores que afirmam que votariam no ex-presidente se ele fosse candidato nas eleições deste ano. O levantamento foi feito logo depois de o TRF-4 aumentar a condenação do petista de 9 anos e meio para 12 anos e um mês, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo , o CEO do Ideia Big Data acredita que os eleitores do petista logo vão buscar por alternativas à esquerda para vencer as eleições em 2018. “O julgamento criou insegurança sobre a permanência de Lula na disputa e seus eleitores logo começão a olhar para o lado em busca de alternativas”, declarou Maurício Moura.

Leia também: PT lança pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República

Em conferência telefônica organizada pelo site JOTA , ele avaliou que um terço dos eleitores de Lula devem votar em um candidato indicado pelo ex-presidente .

Eleitores de Lula podem votar em Bolsonaro

Ainda ao JOTA , Moura afirmou que, surpreendentemente, a pesquisa do instituto indica que uma pequena parte dos eleitores do petista poderá dedicar seu voto ao pré-candidato Jair Bolsonaro, que está no outro extremo do espectro ideológico.

Porém, é claro que a maioria das pessoas que não votarem no candidato indicado pelo ex-presidente Lula – caso ele não seja um candidato válido – seria dividida entre outros candidatos da esquerda. “Poderemos ter a candidatura de Ciro Gomes e nomes do PCdoB e do PSOL”, exemplificou o CEO.

Leia também: Por unanimidade, TRF-4 mantém condenação de Lula e aumenta pena para 12 anos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!