Rosinha Garotinho deixou a prisão na zona Norte do Rio na madrugada desta quinta-feira junto da filha e do advogado
Reprodução/TV Globo
Rosinha Garotinho deixou a prisão na zona Norte do Rio na madrugada desta quinta-feira junto da filha e do advogado

A ex-governadora Rosinha Garotinho deixou a Cadeia Pública de Benfica, na zona Norte do Rio de Janeiro, no início da madrugada desta quinta-feira (30), após conseguir  habeas corpus parcial na tarde da quarta-feira (29). A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TER-RJ), que atende o pedido da Procuradoria Regional Eleitoral , permite que ela deixe a cadeia José Frederico Marques, em Benfica, na qual chegou na semana passada, presa preventivamente. Rosinha deixou o presídio no início da madrugada desta quinta-feira (30).

Porém, Rosinha Garotinho terá que utilizar tornozeleira eletrônica, além de se recolher à noite e também ficará proibida de sair do município de Campos dos Goytacazes, onde mora, no norte fluminense. O habeas corpus foi concedido por 5 a 0 pelos desembargadores do tribunal.

De acordo com os procuradores, Rosinha apenas consentiu os crimes praticados por seu marido, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, e por isso, não haveria motivo para que ela continuasse presa. Ela é acusada de fazer parte de uma organização criminosa que arrecada verba ilícita para financiar campanhas eleitorais.

No entanto, o pedido de cancelamento da prisão preventiva de Garotinho, que está detido no Bangu 8 , foi negada, também pelo mesmo placar. Definido como “líder da organização”, o ex-governador deverá ser mantido na cadeia como forma de garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal.

“O denunciado, como líder da organização, apresenta risco de interferir na instrução criminal em curso, como coação de testemunhas”, justificou-se o procurador regional eleitoral Sidney Madruga.

O casal foi preso pela Polícia Federal de Campos na última quarta-feira (22) em um desdobramento da “Operação Chequinho” , a pedido do Ministério Público Eleitoral. o ex-governador Anthony Garotinho foi preso em seu apartamento na Praia do Flamengo, na zona sul da cidade, enquanto a ex-governadora foi detida em sua casa.

Trajetória política, denúncias e prisão

Anthony Garotinho é suspeito por usar um programa social da prefeitura de Campos dos Goytacazes para a compra de votos. Ele está preso em sua própria casa desde o dia 22 de novembro.  Antes disso, o ex-governador do Rio havia sido preso por decisão da 100ª Zona Eleitoral de Campos , no dia 16, mas passou mal e teve de ser internado.  Depois de idas e vindas em hospitais, ele finalmente foi preso domicilarmente. 

Atualmente, Garotinho atuava como secretário de Governo do município de Campos, onde a mulher dele, Rosinha Garotinho, é prefeita. Além de ex-governador, ele também foi deputado federal e prefeito de Campos.

Garotinho deixou o PDT após divergências com Brizola e filiou-se ao PSB, partido pelo qual disputou a Presidência da República em 2002, ficando em terceiro lugar. Naquele mesmo ano, foi cabo eleitoral de sua mulher para sucedê-lo no governo do Rio. Rosinha Garotinho foi eleita no primeiro turno e nomeou o marido secretário de Segurança Pública.

Após ter trocado o PSB pelo PMDB, Garotinho deixou a legenda em 2009. No ano seguinte, foi condenado em primeira instância a dois anos e meio de prisão por formação de quadrilha, pena revertida em prestação de serviços. Concorreu ainda em 2010 ao cargo de deputado federal, tendo sido o segundo mais votado do país.

Em 2013, foi alvo de denúncia do Ministério Público junto com sua mulher por suposto desvio de verbas do governo do Estado.

Em outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) decidiu cassar o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes , Rosinha Garotinho, e seu vice, Dr. Chicão.

Rosinha já foi governadora do estado do Rio de Janeiro , de 2003 a 2006, e está em seu segundo mandato como prefeita do município do norte fluminense. Rosinha Garotinho e seu vice também ficaram inelegíveis por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Leia também: Garotinho passa 1ª noite em prisão de segurança máxima após suposta agressão

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!