Sobral, no Ceará, é reduto eleitoral de Ivo e Ciro Gomes; na foto, posam lado do deputado federal Leônidas Cristino (esquerda) e do ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda
Reprodução/Facebook
Sobral, no Ceará, é reduto eleitoral de Ivo e Ciro Gomes; na foto, posam lado do deputado federal Leônidas Cristino (esquerda) e do ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes , teve seu mandato de prefeito cassado, nesta terça-feira (28), pela Justiça Eleitoral do Ceará. Ele é o chefe do executivo de Sobral, a oeste de Fortaleza. Ivo é irmão de Ciro Gomes, pré-candidato à presidência nas eleições de 2018. De acordo com a decisão do juiz eleitoral, Fábio Medeiros Falcão Andrade, da 24ª zona eleitoral, Ivo comprou votos durante as eleições de 2016.

Leia também: Temendo influência de Cunha em Brasília, desembargadores negam transferência 

O juiz determinou o afastamento do cargo e a inelegibilidade por oito anos tanto do irmão de Ciro Gomes como de sua vice, Christianne Coelho. Todos os votos recebidos por eles durante a eleição se tornam nulos e a chapa deve pagar multa no valor de R$ 40 mil. A ação foi movida na justiça pelo adversário político de Ivo no pleito de 2016, deputado federal Moses Rodrigues, que perdeu as eleições.

Para justificar sua decisão, o juiz citou o testemunho de moradores de Sobral que relataram ter recebido dinheiro em troca de votos, apesar de ter ressaltado que Moses Rodrigues provavelmente também realizou a mesma prática, ainda que sem provas.

Em sua página no Facebook, Ivo Gomes se defendeu das acusações  e reafirmou que irá recorrer no TRE-CE. “Nunca, em momento algum e por respeito às pessoas, comprei voto de quem quer que seja, nesta ou em nenhuma outra eleição”, declarou.

Veja a publicação completa:


Em agosto, o Ministério Público Eleitoral do Ceará divulgou um parecer enviado à Justiça Eleitoral, em que afirma ser improcedente cassar o mandato de Ivo Gomes, pois não haveriam provas o suficiente para a condenação. “Em nenhum momento houve prova do abuso do poder econômico, político, de autoridade ou captação ilícita de  sufrágio [voto]”, estabelece o documento, assinado pelo promotor eleitoral Wander de Almeida Timbó.

O partido do prefeito, Partido Democrático Trabalhista ( PDT ), também divulgou nota afirmando que “não existe qualquer conduta realizada pelos candidatos eleitos que infringisse a legislação eleitoral”, pondo em cheque a veracidade dos testemunhos e citando o parecer do MPE.


Ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado e o prefeito pode aguardar a nova decisão no cargo.

Veja também: Ministro do STJ nega pedido de liminar para soltar Jorge Picciani e Paulo Melo

Irmão de Ciro

Ivo é irmão de Ciro Gomes, atual vice-presidente nacional do PDT e nome mais provável da sigla a concorrer a presidente nas eleições de 2018. Ele e seu irmão Ivo têm seus cabos eleitorais em Sobral. Ex-ministro e ex-deputado federal, Gomes já protagonizou discussões acaloradas como a briga com Gilmar Mendes , ministro do Supremo Tribunal Federal, em agosto deste ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!