O presidente Michel Temer se reúne na tarde deste domingo (6) com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), no Palácio do Planalto. Participam também do encontro os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy e da Secretaria da Presidência, Moreira Franco. Segundo a assessoria da Presidência, em pauta está a agenda de votações no Congresso Nacional.
Passada a votação que rejeitou a denúncia contra o presidente Michel Temer no plenário da Câmara na última quarta-feira (2), os parlamentares devem retomar a agenda legislativa esta semana.
A proposta de reforma da Previdência é encarada como prioridade tanto por Maia e Eunício quanto pela equipe do governo Temer, também preocupada com o andamento de outros projetos voltados para a recuperação do crescimento econômico.
Leia também: Mais de 96% são contra reforma da Previdência em enquete do PMDB
O texto que altera as normas para a aposentadoria tramita no Congresso desde dezembro do ano passado. A proposta de autoria do Poder Executivo chegou a ser aprovada pela comissão especial em maio
e esteve perto de ir ao plenário, onde precisa passar por votação em dois turnos. Dias após a aprovação do relatório elaborado pelo deputado Arthur Maia (PPS-BA), no entanto, foram revelados trechos da delação do empresário Joesley Batista, dando início à maior crise política atravessada pelo governo Temer, responsável pela quase paralisação do Legislativo.
A proposta de reforma da Previdência prevê que a integralidade do salário só será garantida se o servidor atingir 65 anos (homem) e 62 anos (mulher) e o tempo mínimo de 25 anos de contribuição.
A reunião entre Michel Temer, Maia, Eunício e ministros não estava prevista na agenda oficial do Presidente da República.
Leia também: Defesa ataca pedido de Janot para incluir Temer em inquérito contra PMDB no STF
*Com informações da Agência Brasil