Relatório da reforma trabalhista foi rejeitado pela CAS do Senado; resultado surpreende governo
Marcos Oliveira/ Agência Senado
Relatório da reforma trabalhista foi rejeitado pela CAS do Senado; resultado surpreende governo

A proposta de reforma trabalhista  defendida pelo governo Michel Temer foi rejeitada nesta terça-feira (20) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Os integrantes do colegiado reprovaram, por 10 votos a 9, o relatório elaborado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

Apesar da rejeição, a reforma trabalhista continuará tramitando no Senado e o texto deve ser lido nesta quarta-feira (21) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), conforme combinado pelos líderes dos partidos no início do mês.

A CCJ consiste na terceira e derradeira etapa antes de o texto ir ao plenário, o que poderá ocorrer a partir do dia 28 deste mês, segundo o cronograma anunciado pelo líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Antes de ser rejeitado pela CAS, o relatório da reforma havia sido aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O texto mantém a essência da proposta anteriormente aprovada pela Câmara dos Deputados. Entre as mudanças sugeridas pela proposta está a determinação de que aquilo que for combinado entre o empregador e o funcionário prevalecerá sobre a Legislação trabalhista.

A redação também retira a obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical e cria a possibilidade de o trabalhador dividir suas férias em até três períodos ao longo do ano.

Leia também: Governo brasileiro comete gafe e revela nome de agente secreto da CIA

Senadores Romero Jucá, Lindbergh Farias e Renan Calheiros na comissão que trata da reforma trabalhista
Marcos Oliveira/Agência Senado
Senadores Romero Jucá, Lindbergh Farias e Renan Calheiros na comissão que trata da reforma trabalhista

Apesar de não prejudicar a tramitação do projeto no Senado, o resultado da votação de hoje na CAS do Senado configura uma derrota inesperada para o governo de Temer, que vê nas mudanças nas regras trabalhistas uma de suas principais estratégias para  recuperar a economia do País. 

Os senadores que compõem a oposição ao governo Temer, liderados pelos petistas Paulo Paim (RS) e Lindbergh Farias (RJ) comemoraram efusivamente a rejeição da reforma trabalhista logo após a votação na CAS. A votação foi presidida pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP).

Leia também: Fachin atende a pedido de Lula e tira de Moro três processos contra o petista

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!