“Do que eles são capazes? Será que derrubar avião está valendo?”, escreveu o filho de Teori Zavascki
Reprodução/Facebook
“Do que eles são capazes? Será que derrubar avião está valendo?”, escreveu o filho de Teori Zavascki

O advogado Francisco Prehn Zavascki, filho do ex-ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), publicou um texto em seu perfil no Facebook levantando a hipótese de que a morte do jurista – em janeiro deste ano – teria sido planejada por pessoas investigadas pela Justiça, em especial os envolvidos nas irregularidades apuradas pela força-tarefa da Operação Lava Jato.

Teori Zavascki , que era relator das ações decorrentes da Lava Jato no STF, morreu no dia 19 de janeiro em um acidente aéreo . O avião em que ele estava a bordo com mais quatro pessoas caiu no mar durante o procedimento de aproximação ao aeroporto de Paraty, no Rio de Janeiro. Nas semanas seguintes ao fato, surgiram diversos questionamentos sobre a possibilidade de a aeronave ter sido sabotada, mas isso nunca foi provado pelas autoridades responsáveis pela investigação.

Corpo do ministro Teori Zavascki, do STF, foi velado no prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Beto Barata/PR - 21.1.2017
Corpo do ministro Teori Zavascki, do STF, foi velado no prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região

“Desculpem o desabafo, mas não tenho como não pensar que não mandaram matar o meu pai”, escreveu o advogado em sua página. A postagem foi feita às 21h18 da última quarta-feira (17).  Francisco embasou o texto citando que, conforme já revelado pelas investigações, “a ordem sempre foi a de parar a Operação [ Lava Jato ]”.

“Todavia, ao que parece, até para isso o PT era incompetente e, ao que tenho notícia, de fato, o PT nunca tentou nada para barrar a Lava Jato (ao menos o pai sempre me disse que nunca tinham tentado nada com ele), o que sempre gerou fortes críticas de membros do PMDB”, acrescentou o advogado.

Leia também: Dono da JBS gravou Temer aprovando compra de silêncio de Cunha

Francisco continua, afirmando que “o problema é que as investigações começaram a ficar mais e mais perto e os líderes do PMDB viram como única saída, realmente, brecar a Operação a qualquer custo. Para isso, precisava do poder. Derrubaram a Dilma e assumiu o Temer.” Ele também faz um questionamento: “Do que eles são capazes? Será que só pagar pelo silêncio alheio? Ou será que derrubar avião também está valendo?”.

“Teori estava aflito”

Ainda segundo o advogado, o ministro do STF sabia “quanto cada um estava afundado nesse mar de corrupção” e que, por causa disso, estava “aflito” com o que aconteceria em 2017. “Aflito ao ponto de me confidenciar que havia consultado informalmente as Forças Armadas e que tinha obtido a resposta de que iriam sustentar o Supremo até o fim.”

Leia também: Supremo Tribunal Federal determina o afastamento do senador Aécio Neves

O filho de Teori lembrou ainda do desconforto pelo qual passou durante as homenagens fúnebres ao pai. “Não tem coisa que me embrulha mais o estômago do que lembrar que, no dia do velório do meu pai, diante de tanta dor, ainda tive que cumprimentar os membros daquele que foi apelidado naquele mesmo dia de o ‘cortejo dos delatados’”, desabafou. Por fim, Francisco pede: “ Impeachment já!”.

Nova postagem

Na manhã desta quinta-feira, o filho de Teori Zavascki publicou novo texto em seu Facebook, afirmando que ainda é “tomado por muitas dúvidas”. “Caros amigos, ontem escrevi, num momento de grande emoção, um texto que, mais do que qualquer coisa, representa como eu vejo o que se passou. Ainda sou tomado por muitas dúvidas e, em razão dos fatos de ontem, quis compartilhar a minha opinião. A crise é muito complexa e difícil, por isso penso que só com ponderação, razão, apego à lei e à Constituição (remédios que o meu pai sempre usou) é que podemos superá-las! Precisamos unir o país, não dividi-lo. Força às instituições!”, escreveu.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!