Ex-primeira-dama teve a morte confirmada no início de fevereiro; ela estava internada após sofrer um AVC
Divulgação/Facebook/Lula
Ex-primeira-dama teve a morte confirmada no início de fevereiro; ela estava internada após sofrer um AVC

A capa da edição desta semana da revista Veja  provocou reações imediatas de revolta na internet e até mesmo a ex-presidente Dilma Rousseff expressou indignação. Isso devido ao uso da imagem de dona Marisa, ex-mulher de Lula falecida em fevereiro, acompanhada da chamada "A morte dupla".

A chamada da revista faz menção ao depoimento prestado na última quarta-feira (10) pelo ex-presidente , no qual Lula credita à sua ex-mulher parte dos fatos relacionados à negociação de compra e reforma de um tríplex no Guarujá – pivô da ação penal na qual o petista é réu. Ainda que esteja relacionada ao principal fato da política nacional na semana, a opção editorial da revista em se valer da imagem de Dona Marisa não foi bem aceita por grande parte dos internautas.

undefined
Divulgação/VEJA

Capa da Veja traz foto de Dona Marisa Letícia

Em nota, a ex-presidente Dilma Rousseff disse que a revista "ataca covardemente a memória de Marisa", citada pela petista como "uma das mais queridas figuras da história recente de nosso País".

"Não foi suficiente a devassa sofrida em seu lar, vasculhado por policiais, na vida privada invadida, na pressão sobre filhos e netos. Não bastaram os grampos injustificados e as acusações sem provas que corroeram sua saúde. A revista Veja desta semana julga ser necessário ferir sua memória, atingindo tudo o que ela mais amou", escreve Dilma.

"Essa campanha perversa e sórdida de destruição da imagem do ex-presidente Lula usa do que há de pior no jornalismo para levantar as mais perversas calúnias e falsidades. O Brasil não merece esse jornalismo desqualificado e grotesco. Se não a respeitaram em vida que a respeitem depois de morta", concluiu a ex-presidente em sua nota de desabafo.

Leia também: Dilma Rousseff diz que depoimento de delatores é "fantasioso"

"Cherchez la femme"

Nas redes sociais, o perfil da revista no Facebook concentrou uma série de críticas à Veja, acusada de desrespeitar o luto dos familiares de Marisa Letícia e a memória da ex-primeira-dama.

"Não há qualquer necessidade de expor uma pessoa que já faleceu. Respeitem a dignidade humana! Respeitem o direito à personalidade!", escreveu o usuário Sergio Magalhães na publicação em que a capa da nova edição da revista foi divulgada.

Leia também: Palocci afasta advogado e deve fazer acordo de delação premiada na Lava Jato

Além da capa propriamente dita, o perfil da publicação também escreveu a frase em francês "Cherchez la femme" ao divulgar sua nova edição no Facebook.

A expressão que, em tradução livre, significa "Procure a mulher", faz referência a livro de Alexandre Dumas, no qual o romancista escreve:

"Há sempre uma mulher envolvida em todos os casos. Assim que me trazem um relatório, digo logo: 'Procurem a mulher'" .

Apesar dos ataques à Veja, a revista não foi a única a mirar na ex-primeira-dama ao comentar o depoimento de Lula ao juiz federal Sérgio Moro. O termo " Foi a Dona Marisa", inclusive, chegou a ser um dos tópicos mais comentados do Twitter , que concentrou diversas piadas sobre a audiência de Lula.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!