Lula:
Reprodução
Lula: "Queria que as pessoas vissem os olhos de quem está perguntando e os olhos de quem está respondendo"

A Justiça Federal divulgou no fim da manhã desta quinta-feira (11) novos vídeos do depoimento prestado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  ao juiz Sérgio Moro. As novas filmagens mostram por outro ângulo a audiência na sede da Justiça Federal em Curitiba, permitindo ver o juiz da Lava Jato e o petista frente a frente.

A gravação do interrogatório havia ganhado importância nos dias que antecederam o depoimento  de Lula , uma vez que a defesa do petista pediu a autorização para filmar por conta própria o evento. O pedido foi negado por Moro, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O petista embasava o pedido alegando que o método de captação das imagens adotado nas audiências da Lava Jato (no qual apenas o interrogado é enquadrado), "impede que seja avaliada a postura do juiz" e apresenta uma "imagem negativa do réu", que é "apresentado ao público de forma inferiorizada".

Leia também: Após depoimento, Lula diz que quer ser julgado pelo "povo brasileiro"

Durante a audiência realizada nesta quarta-feira (10), o ex-presidente voltou a defender seu pedido.

"Eu, quando pedi para que fosse transmitida ao vivo, é porque a minha mãe nasceu, como todo mundo nasce, analfabeta. E a minha mãe morreu analfabeta. Mas ela dizia: 'Lula, a gente conhece quando uma pessoa está falando a verdade não é pela boca, é pelos olhos'", disse o petista. "É por isso que eu queria que fosse transmitido ao vivo, para que as pessoas que vão assistir vejam os olhos de quem está perguntando e os olhos de quem está respondendo.”

Leia também: Advogados de Lula defendem ex-presidente após depoimento a Moro

A audiência

O depoimento prestado pelo ex-presidente nesta quarta-feira se deu no âmbito da ação penal da Operação Lava Jato na qual ele e mais seis pessoas são acusadas de participar de esquema ilícito envolvendo a compra e reforma de um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo.

A audiência durou quase cinco horas e motivou uma série de manifestações  pró e contra o ex-presidente, além de várias piadas na internet .

Confira abaixo parte da nova filmagem divulgada hoje pela Justiça Federal. Você pode conferir a íntegra do depoimento de Lula neste link


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!