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Ironicamente, propaganda do município do ABC paulista que fala sobre economia tem sido divulgada aos paulistanos, em horário nobre, nada barato

Vídeo da prefeitura de São Bernardo do Campo fala sobre programas municipais da Saúde; o que o paulistano tem com isso?
Divulgação/ Prefeitura de São Bernardo do Campo
Vídeo da prefeitura de São Bernardo do Campo fala sobre programas municipais da Saúde; o que o paulistano tem com isso?

Em comemoração aos primeiros 100 dias de sua nova gestão, a prefeitura de São Bernardo do Campo, município do ABC paulista, divulgou um vídeo institucional em que celebra a economia de R$ 1 milhão por dia, num total de R$ 100 milhões nesse primeiro período da gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB).

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O problema é que o vídeo, que claramente não teve uma produção barata, também teve uma divulgação que ultrapassou o orçamento mínimo: afinal, está sendo veiculado não só em São Bernardo do Campo , mas também na capital paulista, pela manhã e no horário nobre.

De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, São Bernardo tem mais de 822 mil habitantes. O município, que possui um pouco mais de 406 mil km² de extensão, fica a 22 km da capital paulista.

Se a televisão aberta na cidade de São Paulo transmitisse a propaganda institucional de cada um dos municípios que estão a esse raio de distância da capital, a grade seria amplamente preenchida por conteúdos desta finalidade.

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A questão é que Diadema, São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Osasco, Barueri, Caieiras, Guarulhos e as tantas outras cidades que compõem a Grande São Paulo não estão gastando parte do dinheiro público reproduzindo campanhas de divulgação de resultados na capital paulista, até mesmo porque não é um negócio barato de se fechar.

Parte do dinheiro que foi economizado pela prefeitura de São Bernardo nos últimos 100 dias, portanto, está sendo usado em marketing externo ao município.

Procurada pelo iG , a prefeitura da cidade afirmou que a campanha publicitária, além de comemorar os 100 primeiros dias da gestão Morando, tem o objetivo de buscar adesão ao Programa de Regularização Tributária (PRT).

"O programa busca o engajamento de devedores (munícipes ou não) para ação de parcelamento de dívidas com o município", diz a assessoria. "É muito importante o devedor ter a percepção de que ele também pode economizar ao aderir a esse pagamento, assim como a Prefeitura que economizou 100 milhões em 100 dias".

"Muitos devedores possuem empresas em São Bernardo, mas não moram na cidade. É fundamental fazer uma ação regional", disse a assessoria, por meio de nota. No vídeo, é explicado que todos que estiverem devendo para a prefeitura podem pagar suas dívidas sem multas e sem juros.

Além disso, a prefeitura também ressaltou que "a região do Grande ABC não tem sinal regional, daí a razão de anunciar em um veículo de comunicação de grande inserção".

Repercussão na web

Na propaganda veiculada na televisão e nas redes sociais, a prefeitura de São Bernardo anuncia ter "respeito com o dinheiro público".

Para tanto, revele que, além da economia de R$ 1 milhão por dia, "a prefeitura está pagando as dívidas do passado e voltou a investir na cidade", com programas de Educação e Saúde.

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Porém, divulgado nas redes sociais, o vídeo institucional da prefeitura de São Bernardo do Campo não foi bem recebido pelos internautas. Parte deles reclamaram 'só ver propaganda', mas não resultado real e outra parte fez cobranças pontuais a respeito de melhorias no município.

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