undefined
Agência Brasil
Preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Marcelo Odebrecht será escoltado para prestar depoimento

O ex-presidente e herdeiro da maior construtora do País, Marcelo Odebrecht, presta depoimento nesta segunda-feira (10) ao juiz Sérgio Moro. A audiência será realizada na sede da Justiça Federal em Curitiba a partir das 14h, no âmbito da ação penal da Operação Lava Jato  na qual o empreiteiro e mais 13 pessoas são réus acusados de corrupção e lavagem de dinheiro.

Além de Marcelo Odebrecht , também ficará frente a frente com o juiz Sérgio Moro o ex-executivo da empreiteira Rogério Santos de Araújo.

Os dois são acusados pela força-tarefa de procuradores da Lava Jato  de participar de esquema que pagava propina ao Partido dos Trabalhadores por meio do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que também é réu neste processo.

O ról de acusados nesta ação penal inclui ainda o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque. A lista é completada por Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci; Eduardo Musa; Fernando Migliaccio; Hilberto Mascarenhas Filho; João Carlos Ferraz; Luiz Eduardo da Rocha Soares; Marcelo Rodrigues e Olívio Rodrigues Júnior.

De acordo com a denúncia do MPF, apresentada à Justiça em novembro do ano passado, a força-tarefa da Lava Jato identificou que, entre 2006 e 2015, Palocci montou um esquema de corrupção envolvendo a empreiteira Odebrecht. O ex-ministro teria agido para garantir os interesses da construtora junto ao governo federal.

A denúncia sustenta que, em troca da articulação no âmbito do primeiro escalão do governo, Palocci cobrava propina da empresa. O dinheiro ilegal, conforme a acusação, era destinado “majoritariamente” ao PT. 

Leia também: Maia rebate bispos e diz que reforma da Previdência vai "acabar com privilégios"

Depoimentos

Além dos depoimentos que serão prestados nesta segunda-feira, o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba também já agendou mais oito audiências da mesma ação penal.

Serão ouvidos na próxima segunda-feira (17) João Vaccari, Renato Duque, Olivio Rodigues Jr e Marcelo Rodrigues. No dia seguinte (18), os publicitários João Santana e Mônica Moura devem prestar depoimento. Já Branislav Kontic e o ex-ministro Antonio Palocci têm audiências marcadas para o dia 20 de abril.

Preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Marcelo Odebrecht será escoltado por agentes federais para comparecer pessoalmente à audiência desta tarde ja sede da Justiça Federal na capital paranaense.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários