Por volta das 19h30, o presidente do País Michel Temer fez uma rápida declaração sobre a morte do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki nesta quinta-feira (19). O ministro morreu em queda de aeronave no mar de Paraty, na região da Costa Verde no estado do Rio de Janeiro.
“Queremos fazer uma declaração do doloroso acontecimento e dizer que recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Cumprimento os familiares do ministro e demais familiares dos outros passeiros do voo. (...) Lamento a perda do homem público cuja trajetória impecável (...) Teori era um homem de bem e um orgulho para todos os brasileiros”, lamentou Temer.
“Decretamos luto oficial de três dias, uma modesta homenagem a quem serviu para os tribunais e todo o povo brasileiro", completou o presidente do País.
Autoridades lamentam morte
Além do presidente Michel Temer, outras autoridades também lamentaram a perda do ministro do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (19). Em nota, políticos e membros da comunidade jurídica do Brasil enviaram seu pesar pela morte de Teori Zavascki aos 68 anos.
Entre as autoridades que comentaram a morte do ministro está o juiz federal Sérgio Moro que disse estar "perplexo". "O ministro foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste País", disse.
"Sem ele, não teria havido a Operação Lava Jato. Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido."
A ex-presidente Dilma Rousseff também fez uma declaração instantes depois da confirmação da morte de Teori. "É com imenso pesar que recebo a notícia da trágica morte do ministro Teori Zavascki. Hoje perdemos um grande brasileiro. Como juiz e cidadão, Teori se consagrou como um intelectual do Direito, zeloso das leis e da Justiça", escreveu.
Veja o que outras autoridades falaram sobre a morte do ministro do STF nesta quinta.
Acidente de jato
Um avião bimotor caiu na tarde desta quinta-feira (19) em Paraty, na região da Costa Verde fluminense. Entre os quatro passageiros, estava o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, que morreu no acidente aéreo. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty.
LEIA MAIS: A trajetória do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki
O filho do ministro do STF, Francisco Zavascki, publicou uma mensagem no Facebook em que confirma a morte de Teori na queda da aeronave em mar no estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (19).