Ministro afirmou nesta semana que pretendia definir limite na franquia de dados em banda larga fixa no País
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - 10.1.2017
Ministro afirmou nesta semana que pretendia definir limite na franquia de dados em banda larga fixa no País

O grupo Anonymous Brasil divulgou nesta sexta-feira (13) uma lista de dados pessoais atribuídos ao ministro Gilberto Kassab, responsável pela pasta da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O ataque foi feito em retaliação às afirmações feitas pelo político no sentido de que o governo iria estabelecer, ainda neste ano, um limite na franquia de dados em banda larga fixa no País.

+ Planalto publica senhas de redes sociais do governo por engano e gera memes

O material contém informações como números de telefone, endereço residencial, nome de familiares, CPF, lista de bens e participação do ministro em sociedades empresariais. O grupo de ativistas virtuais ainda dá aos internautas “dicas para zoar o Kassab”, como utilizar os dados dele para abertura de cadastros.

A equipe do iG entrou em contato com todos os números de telefone celular disponibilizados. Alguns deles constavam como inexistentes e, em outros, a ligação foi desligada. A reportagem mandou mensagem para um dos números por meio do aplicativo WhatsApp, mas também não houve retorno, apesar da confirmação de leitura. Não havia foto no perfil.

+ Kassab pede "cautela" após ser acusado de ter recebido R$ 14 milhões em caixa 2

A assessoria de imprensa do ministério também foi procurada. Por telefone, informaram não ter conhecimento sobre qualquer vazamento de informações. A reportagem enviou aos assessores a lista de dados, mas a equipe de comunicação da pasta ainda não se manifestou. O grupo Anonymous Brasil diz também ter obtido acesso ao sistema de dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Entenda o caso

Nesta semana, Kassab deu uma entrevista na qual afirmou que, até o fim deste ano, as operadoras de internet iriam estabelecer um limite na franquia de dados em banda larga fixa. O assunto já havia sido debatido – e também gerou polêmica – no ano passado. Em dezembro, a Anatel disponibilizou uma área em seu site  para que usuários e especialistas das áreas de telecomunicações e direitos do consumidor colocassem suas opiniões e sugestões sobre eventuais mudanças.

Na sexta-feira, após a repercussão negativa das declarações de Kassab, a Anatel desmentiu a informação sobre o início da cobrança adicional e afirmou que o político havia se equivocado.

A divulgação dos dados do ministro foi feito pelo grupo de ativistas virtuais mesmo depois do desmentido oficial. “O governo voltou atrás, mas o nosso aviso é permanente. Esse vazamento é uma pequena demonstração do que somos capazes de fazer contra um governo que parece ter perdido o medo do povo. Não tem problema, nós estamos aqui para lembrá-los”, diz texto publicado na página do Anonymous Brasil no Facebook.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!