O vereador Gabriel Monteiro, acusado de assédio por ex-funcionários
Reprodução/Redes Sociais - 28.03.2022
O vereador Gabriel Monteiro, acusado de assédio por ex-funcionários

Um ex-assessor do vereador do Rio e youtuber Gabriel Monteiro (PL) afirmou à Polícia Civil que o parlamentar foi orientado por um advogado a destruir equipamentos e mídias portáteis, como cartões de memória, HD externo e pendrives, que ficavam armazenados na casa dele.

A "queima de arquivo" — termo usado pelo próprio ex-funcionário ao ser ouvido na 42ª DP (Recreio) — teria como objetivo, de acordo com Heitor Monteiro de Nazaré Neto, de 21 anos, "inviabilizar que alguém encontrasse qualquer prova que desabonasse a conduta" de Monteiro.

O depoimento foi prestado no âmbito de uma investigação sobre o vazamento de um vídeo íntimo no qual uma menor de 15 anos e o vereador aparecem mantendo relações sexuais. Desde que as primeiras denúncias de irregularidades e possíveis crimes começaram a surgir, Gabriel Monteiro vem repetidamente negando todas as acusações.

Heitor contou aos agentes que foi nomeado no gabinete de Monteiro por cerca de dez meses, entre junho de 2021 e março deste ano. Ele afirmou ainda que o último dia de trabalho junto ao vereador se deu logo depois do episódio envolvendo uma empresa de reboques que atua na cidade, quando uma denúncia de oferecimento de propina feita pelo parlamentar chegou a levar o dono do grupo à prisão. Segundo o ex-funcionário, a orientação do advogado a respeito da destruição das mídias surgiu em seguida deste ocorrido.

Leia Também

Ouvido como autor no inquérito da 42ª DP, já que foi apontado por Monteiro como responsável pelo vazamento do vídeo íntimo com a adolescente, Heitor foi espontaneamente à delegacia "após tomar conhecimento de ter seu nome envolvido em denúncia de furto no interior da residência" do vereador, conforme consta no termo de declaração.

O ex-funcionário alega que o material supostamente furtado seria justamente o das mídias citadas pelo advogado do vereador anteriormente, o que incluiria a gravação da relação com a menor de idade. No depoimento, Heitor diz desconfiar que "esta 'história de furto' seja uma estratégia para justificar o fato de Gabriel não ter mais tais mídias de informática caso alguém o solicitasse".

O ex-assessor do vereador também revelou à polícia que Monteiro possui em casa um cofre camuflado, escondido dentro de um armário que fica entre o quarto e o closet, no qual mantém guardados todas as mídias e HDs. Heitor afirmou que a equipe do parlamentar não tinha acesso ao local, e que tampouco sabia a senha do cofre — informação que, segundo ele, só foi compartilhada com os dois advogados do youtuber.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!