Policia Militar do Distrito Federal
Vinicius de Melo / Agência Brasília
Policia Militar do Distrito Federal



O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) expediu uma recomendação ao governo do Distrito Federal nesta quinta-feira para que todo o efetivo de policiais militares seja colocado em regime de prontidão para atuar nas manifestações do dia 7 de setembro e que PMs de folga sejam expressamente proibidos de participar dos atos políticos.


O documento recomenda que seja decretada "prontidão de todo o efetivo operacional da Polícia Militar do Distrito Federal" para essa data e que o efetivo "seja colocado em condições de pronto emprego para o policiamento e segurança das manifestações públicas na zona central de Brasília do dia 7 de setembro de 2021 e para a manutenção da paz e da ordem nas demais áreas do Distrito Federal".

A recomendação, assinada pelos promotores Nísio Ribeiro Filho, Paulo Gomes de Sousa Júnior e Flávio Augusto Milhomem, é expressamente destinada ao secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, e ao comandante-geral da PM do DF, coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos.

Sugere ainda "que seja expressamente proibida a participação de policiais militares da ativa, que não estejam em serviço, nas manifestações políticas do dia 7 de setembro de 2021".

Você viu?

Na recomendação, os promotores também pedem que, em caso de descumprimento da ordem, seja instaurado procedimento de investigação contra o policial militar. Também solicitam que seja suspensa a concessão de qualquer tipo de dispensa aos policiais no período de 6 a 8 de setembro.

O esquema de segurança organizado pelo governo do DF prevê que a Praça dos Três Poderes ficará completamente fechada, mas que os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro poderão ficar na região da Esplanada dos Ministérios. Manifestantes de esquerda terão outro local para ficar, a alguns quilômetros da Esplanada, no local conhecido como Torre de TV.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!