O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, disse nesta sexta-feira (7) que irá protocolar um requerimento pedindo o afastamento de Alexandre Ramagem do comando da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
Nas redes sociais, o senador cita uma matéria da revista Crusoé que diz que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) colocou Ramagem na Abin para obstruir o andamento da CPI da Covid.
"Diante disso estou protocolando requerimento em comum acordo com a direção desta CPI para afastar o Senhor Alexandre Ramagem da direção da ABIN por obstrução a investigação parlamentar", disse Randolfe.
A matéria da Crusoé diz que Bolsonaro teria atuado para incluir a convocação de governadores nas investigações da comissão. Segundo a revista, a motivação do presidente seria tirar o foco das ações do governo federal e desgastar a CPI aumentando o escopo de investigados.
Bolsonaro teria enviado pelo WhatsApp uma "demanda urgente" à Abin, exigindo uma "compilação de dados" sobre "irregularidades relacionadas à pandemia".