Youtuber Gabriel Monteiro
Reprodução
Youtuber Gabriel Monteiro


O youtuber Gabriel Monteiro passou pela avaliação de médicos da Polícia Militar do Rio nesta quinta-feira e foi considerado apto a ser reintegrado à corporação . Monteiro foi excluído da PM no início desta semana, acusado de deserção. Nesta quarta-feira (05), ele se apresentou no 34º BPM (Magé), onde é lotado, e foi dado início aos trâmites para sua reinclusão.


Nesta quinta-feira (06), ele foi encaminhado para ser avaliado por uma Junta Ordinária de Inspeção de Saúde, composta por três médicos da PM. Os profissionais de Saúde consideraram o youtuber apto e encaminharam o laudo com essa conclusão ao comando do 34º BPM para dar prosseguimento à reintegração .

A medida de reinclusão é prevista no regulamento interno da PM. De acordo com a corporação, Monteiro "será reintegrado à tropa e responderá em liberdade pelo crime de deserção, assim como continuará incurso na Comissão de Revisão Disciplinar (CRD), instaurada contra ele anteriormente por quebra de hierarquia". O procedimento pode culminar na sua exclusão definitiva da corporação.

A expulsão de Monteiro foi publicada no boletim da PM desta terça-feira. Segundo o processo de deserção, o soldado faltou o serviço para o qual foi escalado no dia 22 de julho deste ano e permaneceu até o dia 31 sem dar qualquer satisfação sobre seu paradeiro à corporação.

Você viu?

Ao todo, ele completou oito dias ausente , o que configura o crime de deserção previsto no artigo 187 do Código Penal Militar. Segundo nota enviada pela PM, "o comando da unidade enviou viatura ao endereço do policial, diariamente, a partir do segundo dia de ausência, repetindo o procedimento até completar o prazo. Em nenhuma dessas visitas o policial foi localizado".

Nessa quarta-feira, Monteiro alegou que estava de licença médica no período. A PM, entretanto, afirma que "o documento não foi apresentado pelo policial militar ao comando do 34º BPM".

A corporação ainda acrescentou que o soldado, "por faltar ao serviço 52 vezes durante o período em que trabalhou efetivamente como militar e de cometer outras transgressões, recebeu conceito 'mau' em sua ficha disciplinar, a pior das cinco classificações previstas no regulamento da Corporação: excepcional, ótimo, bom, insuficiente e mau".

Ainda segundo a corporação, desde que foi transferido para o 34º BPM, em março, Monteiro "foi esalado em 45 serviços , tendo faltado a 20 dentre os quais, apenas seis de forma justificada".

Gabriel já respondia a um processo administrativo disciplinar desde março deste ano, ocasião em que teve o porte de arma suspenso . O soldado, que tem mais de três milhões de seguidores nas redes sociais e é conhecido por defender o governo Bolsonaro, cometeu uma "transgressão disciplinar de natureza grave", de acordo com a corregedoria da PM, ao tratar "de forma desrespeitosa" o ex-comandante geral da PM coronel Ibis Silva Pereira.

O processo administrativo também poderia levar à expulsão de Gabriel.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!