Efeito surpresa, uma das principais qualidades dos Policiais Militares do COE (Comandos e Operações Especiais). As ações quase sempre furtivas do Batalhão resultam em apreensões de impacto que aos poucos vai minando o crime.

Leia também: Comandos e Operações Especiais - Conheça a tropa de elite da Polícia Militar/SP

Nos últimos dias, três ocorrências do COE acertaram em cheio a criminalidade e mostraram que os criminosos serão surpreendidos em qualquer lugar que estejam, seja no meio de uma comunidade, no escuro de uma viela ou no meio de uma rua da capital. Confira:

Ação 1 - COE em Paraisópolis

Drogas apreendidas pelo COE na Comunidade Paraisópolis
Divulgação/COE-PMSP
Drogas apreendidas pelo COE na Comunidade Paraisópolis

Desde agosto, quando a PM  Juliane dos Santos Duarte foi morta na Comunidade de Paraisópolis, a região começou ter uma presença ostensivas das Forças de Segurança de São Paulo. Várias ações impacto foram feitas, drogas apreendidas e criminosos presos.

Nessa quarta-feira (12), os homens do COE faziam um patrulhamento pela zona sul da capital para combater o tráfico de drogas quando receberam um alerta. "Era uma ronda em uma área de alto risco, no meio da patrulha chegou uma informação que estaria ocorrendo tráfico de drogas na Comunidade do Fogaréu. Montamos uma equipe e os nosso PMs foram para a Rua Pedro Faber", diz o Tenente Vinícius do COE.

De acordo com o Tenente, a viela onde tinha a denúncia de tráfico contava com aproximadamente 80 metros. "Com a nossa conduta de incursão do COE conseguimos surpreender dois homens. Um deles estava fazendo o tráfico e o outro era o usuário. Chegamos no efeito surpresa, bem na hora que os entorpecentes estavam sendo passados", conta o Tenente.

Com o traficante foi apreendida uma mochila com 288 (duzentos e oitenta e oito) tabletes de substância aparentando ser maconha; 74 (setenta e quatro) tabletes de substância aparentando ser skank. "Era cerca de 2,5kg de droga e também  R$ 1.339,00 (mil trezentos e trinta e nove reais). O criminoso foi preso e o jovem que comprava a maconha foi apresentado na delegacia como testemunha", finaliza o Tenente Vinícius.

Ação 2 - COE recupera preso

Policial Militar do Comados e Operações Especiais (COE)
Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Policial Militar do Comados e Operações Especiais (COE)

Sábado (8), a capital estava mais calma do que o normal. Era feriado prolongado de 7 de setembro. A cidade estava vazia, mas não estava desprotegida. Um preso que tentou fugir do CDP - Belém descobriu isso em apenas alguns instantes.

"Uma das equipes do COE fazia deslocamento pela via quando avistou um homem correndo em atitude suspeita. Na hora, eles realizaram a abordagem", revela o Tenente. 

Assim que foi abordado, o preso confessou que havia acabado de pula o muro da prisão. "Eles usam lençol amarrado para fazer uma corda que eles chamam de 'tereza'. Esse homem tinha pulado o muro, depois a grade e estava fugindo pela rua. Foi tão rápida nossa ação que não tinham nem percebido a fuga", comemora o Tenente.

Leia também: Policial feminina da Cavalaria da PM olha na cara de criminosos e eles tremem

Ação 3 - COE limpa Paraisópolis

Drogas apreendidas pelo COE
Divulgação/COE
Drogas apreendidas pelo COE

Mantendo as ações para sufocar o crime em Paraisópolis, os PMs do COE foram para comunidade no último dia 4 de setembro. "Sabemos que ali tem um tráfico forte e ficamos realizando nossas incursões para conseguir surpreender os traficantes. Nossas ações são mais no período da noite para contar com o efeito surpresa, dessa vez deu certo", aponta o Tenente Vinícius.

O Policial diz que a conduta de patrulha do COE é um dos diferenciais do Batalhão. "Quando tem os olheiros do crime fica mais difícil para conseguir surpreender, mas dessa vez não tinha. Chegamos de surpresa e conseguimos pegar um homem que era o responsável pelo tráfico. Com ele nós apreendemos crack, cocaína, maconha, ecstasy, um celular e contabilidade do crime, além de uma quantia de dinheiro", finaliza o Tenente Vinícius do COE.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!