A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo ganhou recurso muito importante para combater e previnir os crimes contra o meio ambiente. A Aeronave remotamente pilotada Caçador, modelo Heron, da Avionics-IAI.

Leia também: ROTA, COE e Canil da PM esmagam o crime no litoral de São Paulo

undefined
Divulgação
Polícia Militar Ambiental usa VANT para monitorar crimes no Estado de São Paulo

Com tecnologia de primeira, a aeronave remotamente pilotada trabalha no controle de fronteira, monitoramente de atividades ilegais, monitoramento ambiental e até controle de poluição. O modelo Caçador tem autonomia para voar a mil quilômetros de distância por comunicação via satélite.

"Ela ajuda a combater e pode verificar grandes desmatamentos, incursão de pessoas e veículos em áreas de matas. Também podemos verificar embarcações em mananciais. Isso tudo nos ajuda a direcionar nossa fiscalização para o combate direto a uma eventual degradação ambiental", afirma o PM Marcos.

Leia também: Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental garante a paz no litoral de SP

De acordo com o Tenente Coronel Biagioni, essa nova aeronave é diferente dos drones convencionais de até 20 quilos que costumamos ver. O Caçador precisa ficar em uma base e tem uma logística toda especial só para ele. A aeronave é capaz de voar por mais de 40 horas seguidas, a uma altitude de até 30.000 pés. "Ele voa integrado com o controle de espaço aéreo e em contato com o controlador de voo. Ele usa as vias estabelecidas para ele durante uma missão em uma altura que impossibilita a sua percepção por quem está no solo. Ele acaba se tornando furtivo ao olho humano, operando durante qualquer hora do dia", diz.

Leia também: Cavalaria da PM apreende drogas e facões de criminosos no centro de São Paulo

A Aeronave remotamente pilotada tem autonomia para atuar em um raio de 250 KMs de onde está, mas com seu sistema de links através de satélites pode cobrir 100% do território do Estado de São Paulo. "O Estado de São Paulo inteiro está coberto com uma só aeronave dessa aqui. É uma grande oportunidade do Brasil usar a alta tecnologia no combate ao crime e também na defesa civil", disse o representante da Avionics-IAI.

Assista ao vídeo da RedeTV! News:



    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários