O fator surpresa é uma das principais armas no combate ao crime. Todos os dias são feitas milhares de abordagem com a finalidade de sufocar os criminosos que tentam controlar o tráfico de drogas em São Paulo. Pensando nisso, a ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) realizou nesta terça-feira (31) a "Operação Sol Nascente".

Leia também: no feriado da padroeira do Brasil, ROCAM exorciza o crime na cidade de Aparecida

A Rocam ficou conhecida pela sua eficiência e agilidade no cumprimento de suas missões
Divulgação
A Rocam ficou conhecida pela sua eficiência e agilidade no cumprimento de suas missões

"Geralmente quando saímos para fazer ações em um bairro ou uma região distinta, os criminosos ao perceberem a nossa presença começam a avisar sobre a operação e eles acabam ficando escondidos. Então, o que fizemos dessa vez? Reunimos dois pelotões da ROCAM e saímos todos no mesmo horário, ontem logo pela manhã, por isso "Sol Nascente". Eram aproximadamente 50 Policiais que foram espalhados por diversas áreas da capital, a intenção era justamente essa, surpreender e realizar várias abordagens de acordo com as denúncias que a gente tinha e também as abordagens de rotina", afirma o Tenente Bálsamo.

Ocorrência 1: transporte de drogas

Uma das principais ocorrências da operação foi realizada pela própria equipe do Tenente Balsamo. Os Policiais tinham informações da inteligência que na região do Capão Redondo, zona sul, havia um suspeito que praticava o tráfico de drogas. "Nós contávamos com essa vantagem da informação. Então, fomos para rua Gregório Alegre e assim que entramos nessa rua notamos que um homem tentou disfarçar e entrou em um bar", diz o Tenente.

Os PMs resolveram fazer a abordagem do suspeito. Com ele não foi encontrado nada de ilícito, apenas a chave de um carro. "Como a gente só achou a chave, nós resolvemos checar o carro. Neste momento, ele já confessou que fazia o transporta da droga. Dentro do veículo havia aproximadamente 5 quilos de maconha. Ele revelou que iria separar a droga em pequenas quantias e vender em bailes funks na área", conta o Tenente.

Droga apreendida pela ROCAM
Divulgação/ROCAM
Droga apreendida pela ROCAM

O suspeito foi encaminhado para o 47º Distrito Policial, onde foi constatado que ele já tinha diversas passagens pela Polícia por crimes como sequestro, tráfico e roubo. O homem vai responder por tráfico. Participaram da ação, Cabo Kiss, Cabo Caracyoli, Soldado Anderson, 3º Sargento Gama, Cabo Wagner, Soldado Romão.

Ocorrência 2: casal do tráfico

Um dos focos da operação era a captura de procurados, para isso, as equipes reuniram vasto material de denúncia e também de inteligência para efetuar as abordagens certeiras. Foi assim, que a equipe composta pelo Sargento Ferreira, Cabo Hilderson e Soldado Rufino prendeu uma traficante.

Leia também: A população grita por socorro, a ROTA responde e os criminosos pagam a conta

"Existia a informação de tráfico de drogas por essa rua Estrela Dalva. Quando os PMs entraram nesse local, um homem correu e nós fomos atrás. Ele saiu pulando muros e telhados e acabou escapando. Porém, durante a perseguição acabamos notando uma mulher guardando dinheiro dentro de uma mochila, por isso o nosso pessoal realizou a abordagem e acabou descobrindo que ela era mulher do homem que tinha fugido e que junto com ele comandava o tráfico de drogas. Apreendemos com ela, 519 porções de maconha, 68 pedras de crack e 27 de cocaína. Também achamos R$ 1.284", afirmou o Tenente Balsamo.

Drogas apreendidas pela ROCAM
Divulgação/ROCAM
Drogas apreendidas pela ROCAM

Ocorrência 3: tráfico sem respiro

A terceira apreensão de drogas foi realizada pela equipe do Sargento Alexandre, Cabo Cícero e Soldado Oliveira. Os Policiais realizavam um patrulhamento de rotina quando avistaram um homem em atitude suspeita. "Não deu outra, eles pararam esse homem e acabaram encontrando drogas e dinheiro com ele. Ele nem teve como esconder. Acabou sendo preso", finaliza o Policial.

Leia também: ROCAM prende três suspeitos de tráfico de drogas na zona oeste de São Paulo

De acordo com o Tenente Balsamo, a "Operação Sol Nascente" teve um grande resultado. Além das três ocorrências narradas aqui, outras 90 pessoas foram abordadas, 10 carros fiscalizados e 12 motos vistoriadas. Entre as abordagens feitas pela ROCAM, dois procurados pela Justiça por roubo foram recapturados.

ROCAM fez várias apreensões de droga nesta terça-feira
Divulgação
ROCAM fez várias apreensões de droga nesta terça-feira


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!