Tamanho do texto

Palácio de Buckingham diz que duque de Edimburgo, 90 anos, passa bem após operação para desobstruir artéria

O príncipe Philip, marido da rainha britânica, Elizabeth 2ª, passou por uma cirurgia no coração na noite de sexta-feira para desobstruir uma artéria coronária.

De acordo com o Palácio de Buckingham, Philip, que tem 90 anos, segue internado mas passa bem.

Na manhã deste sábado, a rainha Elizabeth, 85, visitou o marido no hospital de Papworth, em Cambridge, no sudeste da Inglaterra. Philip, o duque de Edimburgo, foi internado após sentir fortes dores no peito.

De acordo com o Palácio de Buckingham, o príncipe passou por um procedimento “pouco invasivo” para a colocação de um “stent”, espécie de tubo que é inserido na artéria para impedir sua obstrução.

Não há informação sobre quando o duque de Edimburgo terá alta. Ele não estará presente na tradicional comemoração de Natal da família real britânica, que acontece em Sandrigham. Todos os anos, a realeza assiste a uma missa na Igreja Santa Maria Madalena e a rainha faz um pronunciamento transmitido pela televisão.

Nascido em 10 de junho de 1921 na ilha grega de Corfu, o príncipe Philip se casou com a rainha Elizabeth em 1947, cinco anos antes de ela ser coroada. O casal tem quatro filhos – Charles, Anne, Andrew e Edward – e sete netos.

Amante dos esportes e presente em quase todas as viagens oficiais da rainha, ele começou a reduzir o ritmo de trabalho nos últimos meses. A imprensa britânica afirma que ele toma medicação por causa de problemas cardíacos há 20 anos, informação que nunca foi confirmada oficialmente.

Com EFE e AFP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.