Mamute
Reprodução: commons
Mamute

No centro da Inglaterra, em Cotswolds, cinco mamutes da era do gelo foram descobertos bem preservados. Os restos mortais eram de um filhote, dois jovens e dois adultos. Os fósseis são de 200 mil anos atrás.

Junto com os restos mortais dos animais, também foram encontradas ferramentas usadas pelos primatas neandertais. Os paleontólogos acreditam que eles caçaram esses animais.

Durante a escavada, arqueólogos também encontraram fósseis de alces com o dobro do tamanho dos alces de hoje em dia, com chifres de 10 pés de diâmetro.

Além disso, besouros de esterco e caracóis de água doce, exatamente como os encontrados hoje também foram descobertos. Até mesmo sementes, pólen e fósseis de plantas, foram conservados neste local.

O naturalista britânico Sir David Attenborough e o biólogo evolucionário professor Ben Garrod filmaram a escavação juntamente com arqueólogos. A gravação fará parte de um documentário.

Leia Também

Ao jornal The Guardian, Garrod disse: "esta é uma das descobertas mais importantes da paleontologia britânica, já que encontrar esqueletos tão completos é 'incrivelmente raro'".

Sobre o local onde os fósseis foram encontrados, o biólogo afirmou que as especulações ainda são incertas.

“Houve uma enorme inundação glacial que arrastou esses pobres animais? Olhando para a lama, não parece que havia. É muito uniforme em todo o caminho. Eles foram caçados por pessoas? Os neandertais estavam agachados nos juncos e os perseguindo na água? Possivelmente. Definitivamente, há uma associação entre um maravilhoso machado de mão e outras ferramentas de pedra e esses ossos", disse Garrod.

Os pesquisadores acreditam que os restos dos mamutes e os artefatos datam de cerca de 220 mil anos atrás estão no centro da Inglaterra por conta da queda das temperaturas que forçou os neandertais saírem da Grã-Bretanha e irem para o sul. Neste local havia uma planície fértil e exuberante para a qual tanto animais quanto humanos eram atraídos e lá eles permaneceram.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários