Vídeo: Cientistas descobrem lesma que se regenera mesmo com cabeça cortada
Reprodução
Vídeo: Cientistas descobrem lesma que se regenera mesmo com cabeça cortada

Uma equipe de cientistas japoneses descobriram um animal que pode se regenerar mesmo que sua cabeça tenha sido separada de seu corpo. Em um estudo publicado na revista 'Current Biology', a equipe descobriu que as lesmas marinhas 'Elysia f. marginata' tem a capacidade de fazer a autoamputação, ou autotomia, que é um fenômeno conhecido em diversos organismos.

A autoamputação serve para que alguns animais possam se livrar de perigos sem morrer. Com isso, eles podem se separar de algumas partes de seu corpo e depois elas nascem novamente.

O comportamento destes moluscos foi descoberto casualmente em um laboratório durante uma inspeção, que notou que a cabeça de um deles havia se separado do corpo e continuava se movendo.

O vídeo registrado pouco depois da autoamputação mostra a cabeça se deslocando em torno do resto do organismo. Veja o vídeo a seguir:

As lesmas jovens foram capazes de regenerar todo seu corpo em menos de três semanas. As causas da autotomia ainda são desconhecidas. Uma possível explicação é que ocorre para combater parasitas que inibem a reprodução das lesmas.



    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários