Regularmente, são noticiados ataques de animais selvagens que resultam na morte de pessoas. Entretanto, ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, os animais com fama de grandes predadores da natureza são responsáveis por poucas mortes de humanos no mundo. Conheça abaixo quais são os dez animais que mais matam seres humanos.

Leia também: Fora de controle, carrinho de serviço quase causa acidente em aeroporto; assista 

10º - Tubarões

Tubarão
Reprodução/Instagram - @juansharks
Apesar da quantidade de ataques, poucas pessoas são mortes por tubarões.

Apesar de ser apontado como um dos animais mais ferozes do reino animal, o tubarão aparece apenas na décima colocação da nossa lista. Em média, são registradas apenas seis mortes em decorrência de ataques de tubarão por ano no mundo. Em 2014, foram registrados apenas três casos.

9º - Lobos

Lobo
Pixabay
Apesar de aparecerem na lista, os ataques de lobos não são tão frequentes quanto os dos demais animais.

Ataques de lobos são incomuns em muitas regiões em que o animal vive. Entretanto, nas últimas duas décadas, foi registrado um aumento no número de mortes causadas pelos ataques. Atualmente, estima-se que dez pessoas morrem por ano por conta dos ataques do animal. 

8º - Leões

Leão
Reprodução Facebook/ Kenya Wildlife Service
O rei da selva, leão também ataca pessoas


Não existem dados oficiais sobre as mortes causadas por ataques de leão no mundo. Mas é possível fazer uma estimativa com base nos dados de alguns países. Na Tanzânia, por exemplo, em média, 22 pessoas morrem todos os anos por conta de ataques do rei da selva. 

7º - Elefantes

Elefante no lago
Reprodução/Shutterstock
Apenas na Índia, 2300 pessoas foram mortas por elefantes desde 2014.

Segundo relatórios do Ministério do Meio Ambiente da Índia, os elefantes vitimaram cerca de 2.300 pessoas nos últimos cinco anos, o que resulta em uma média de 460 mortes por ano. Não existem dados globais para computar quantas pessoas morrem por conta dos ataques dos mamíferos.

6º - Hipopótamos

Hipópotamo
Pixabay
Além da poderosa mordida, os hipopótamos podem esmagar os seres humanos com suas quase três toneladas.

Considerado o animal mais mortífero da África, o hipopótamo faz jus à sua fama. Segundo dados da BBC , cerca de 500 pessoas são mortas pelos hipopótamos por ano. Além de sua poderosa mordida, o mamífero pode esmagar um ser humano até a morte com suas quase três toneladas. 

Leia também: "Em nome da ciência”, homem é atacado por cobra Píton; veja vídeo 

5º - Crocodilos

Crocodilo
Divulgação
Crocodilo mata muitas pessoas ao redor do mundo


Assim como outros animais da lista, não existem dados precisos sobre a quantidade de pessoas mortas por crocodilos no mundo. Entretanto, com base em diversos relatórios, estima-se que os répteis gigantes sejam responsáveis pela morte de mais de mil pessoas por ano. 

4º - Mosca Tse-Tse

Mosca Tse Tse
Reprodução
Responsável por transmitir a "doença do sono", a Mosca Tse Tse mata, em média, 10000 pessoas por ano.

Apesar de pequena, chegando a no máximo um centímetro de comprimento, mosca Tsé-Tsé é responsável por cerca de 10.000 mortes por ano. Isso porque ela é responsável pela transmissão da Tripanossomíase africana, conhecida como doença do ano. 

3º - Caramujo da Água Doce

Caramujo da Água Doce
Reprodução
Apesar de pequeno, o Caramujo da Água Doce é um dos animais mais mortíferos do planeta.

Abrindo o nosso pódio, temos o caramujo da água doce, que entra na lista por infectar as pessoas com uma doença chamada esquistossomose, que causa intensa dor abdominal. Estima-se que 10.000 pessoas que são infectadas pelo caramujo morrem anualmente. 

2º - Cachorros

Cachorro bravo
Reprodução/ Shutterstock
Melhor amigo do homem também pode matar


Apesar de serem o melhor amigo do homem, os cachorros são responsáveis por uma média de 30.000 mortes por ano. Além das mortes causadas por ataques, eles também infectam pessoas com o vírus da raiva. 

Leia também: Ataque de alce deixa dois feridos nos Estados Unidos; assista ao vídeo 

1º - Cobras

cobra
Divulgação / Visualhunt
Com mais de 100 mil mortes por ano, as cobras são os animais que mais matam seres humanos.

No primeiro lugar da nossa lista, temos as cobras . Segundo dado de diversos países, as mordidas do animal causam cerca de 100.000 mortes anualmente ao redor do mundo. O país com mais registros é a Índia, onde, em média, 11.000 pessoas morrem todos os anos em decorrência dos ataques.

    Veja Também

      Mostrar mais