Conhecido como Dia da Mentira, o 1º de abril é marcado por fatos históricos importantes
ge
Conhecido como Dia da Mentira, o 1º de abril é marcado por fatos históricos importantes

O dia 1º de abril é conhecido, em boa parte do mundo, como o Dia da Mentira ou o Dia dos Bobos. A data surgiu no século XVI, após a mudança do calendário juliano para o gregoriano. Na época, a virada do ano era comemorada após o fim do mês de março e, mesmo após a oficialização do novo calendário, pessoas seguiram celebrando a passagem do ano na data errada. 

Leia também: Homem é preso por abusar sexualmente de cabras no agreste pernambucano

Os primeiros trotes do Dia dos Bobos teriam surgido para tirar sarros daqueles que festejavam a passagem de ano no dia errado. A brincadeira acabou pegando e é celebrada por praticamente todos os países ocidentais. 

Curiosamente, no entanto, o dia 1º de abril também é marcado por uma série de acontecimentos históricos marcantes, alguns que parecem mentira, mas são verdade. Confira agora cinco eventos importantes que aconteceram na data.

Início da ditadura militar no Brasil

Oficialmente, ditadura militar começou em um dia 1º de abril
Arquivo Brasil Nunca Mais
Oficialmente, ditadura militar começou em um dia 1º de abril

O aniversário do golpe militar de 1964, que foi inclusive celebrado pelo governo federal , é no dia 31 de março. No entanto, o regime teve início oficialmente apenas no dia 1º de abril. 11 dias depois, os militares elegeram Castelo Branco como o primeiro presidente do regime.

História da época relatam que, em muitas cidades do interior, as pessoas acreditavam que as publicações dos jornais que contavam sobre o golpe estavam fazendo um brincadeira do dia da mentira. A ditadura militar só terminou em 1985, após a popularização do movimento Diretas Já .

Imperador de dinastia chinesa toma posse aos 4 anos

No ano de 325, o então imperador Ming de Jin abdicou do trono e seu filho mais velho, Cheng de Jin, assumiu o posto. Quando se tornou imperador da dinastia que chegou a comandar uma população de 20 milhões de pessoas, o menino tinha apenas 4 anos de idade. Durante o início do reinado, Cheng foi substituído por outros membros da família, como tios e primos, até poder assumir o posto.

Hitler condenado a prisão

Adolf Hitler foi condenado a prisão em 1º de abril de 1924 por tentativa de golpe
Reprodução
Adolf Hitler foi condenado a prisão em 1º de abril de 1924 por tentativa de golpe

Em uma passagem pouco conhecida da história do ditador, Hitler chegou a ser condenado a prisão em 1924, por sua participação no chamado Putsch de Munique, uma tentativa de golpe dos nazistas para tomarem o poder na Alemanha, que aconteceu no ano anterior.

O futuro ditador pegou cinco anos de prisão, mas ficou apenas nove meses na cadeia. Dez anos depois, em 1934, Hitler conseguiu tomar o poder e assumiu como Führer da Alemanha, dando início a um dos regimes mais sanguinários da história da humanidade, que só cairia após a derrota das forças do Eixo da Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.

Fim de Guerra Civil Espanhola

Francisco Franco foi ditador espanhol, responsável por várias mortes no país
INTERNET/REPRODUÇÃO
Francisco Franco foi ditador espanhol, responsável por várias mortes no país

No dia 1º de abril de 1939, quando o mundo se preparava para o início da Segunda Guerra Mundial, o ditador espanhol Francisco Franco anunciava o fim da guerra civil no país após a redenção das forças republicanas.

O general Franco ficaria no poder até 1975. Ele ficou conhecido como os dos ditadores mais impiedosos da histórias.

Fundação da Apple

Steve Jobs foi um dos fundadores da Apple
AP
Steve Jobs foi um dos fundadores da Apple

Em 1º de abril de 1976, nos fundos de uma garagem nos Estados Unidos Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundavam a Apple. Décadas depois, a empresa é uma das maiores gigantes de tecnologia e inovação do mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!