Uma escultura religiosa do século 15, com as imagens de Virgem Maria, Jesus e Santa Ana, recentemente passou por um processo de restauração. A obra, que fica em uma capela de Rañadorio, em Astúrias, na Espanha, ganhou novas cores e detalhes, mas, diferente do esperado, o resultado não foi muito bem recebido por especialistas e pelo público.
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Agora, a restauração deixou Santa Ana com um batom rosa, delineador preto nos olhos e um vestido vibrante. A Virgem Maria ganhou cabelos turquesa e, de acordo com o New York Times , Jesus “se parece com um boneco do Playmobil”.
Tudo aconteceu porque a estátua de madeira não foi restaurada pelas mãos de um profissional, mas sim por María Luisa Menéndez, uma comerciante local que é membro da paróquia em questão.
“Eu não sou uma pintora profissional, mas sempre gostei de fazer isso, e aquelas imagens realmente precisavam de uma pintura”, explicou a mulher ao jornal El Comercio .
O padre lhe deu permissão para fazer o trabalho, “então eu pintei da melhor forma que consegui, com as cores que pareciam certas, e os vizinhos gostaram”, pontuou.
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A reação da maioria das pessoas que viu a escultura
, contudo, foi bem diferente. Por exemplo, Gerado Alonso, ministro regional da cultura e educação em Astúrias, disse que “o trabalho mais se parece com uma vingança do que com uma reforma”.
E o caso também ganhou as redes sociais. No Twitter, a associação de conservação de arte espanhola, conhecida pela sigla Acre, publicou: “De novo gritamos #SOSPatrimônio. Ninguém se importa com esse contínuo espólio em nosso país? Que tipo de sociedade permite passiva que destruam diante de seus olhos o legado de seus antepassados?”.
Ainda não está claro se a tinta utilizada por Menéndez pode ser removida, o que poderia preservar a imagem. As autoridades regionais declararam que querem abrir uma ação legal, com leis municipais que protejam o patrimônio da Espanha e requeiram uma autorização formal para qualquer alteração, mesmo nos casos de boas intenções, como este.
Mais uma restauração singular na Espanha
Essa não foi a primeira vez que o país europeu chamou a atenção por suas restaurações. Em 2012, a famosa reforma do afresco de Jesus “ ecce homo ”, em uma igreja na cidade de Borja, também enfureceu muitos especialistas.
A pintura foi feita por Cecilia Giménez, uma senhora de mais de 80 anos que decidiu restaurar a obra porque “ela estava triste com a representação de Jesus descascando por causa da umidade das paredes da igreja”.
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No final, contudo, a restauração se tornou um grande atrativo da cidade, que começou a desenvolver seu turismo através do afresco.