Vídeo da cacatua foi publicado pelo Departamento de Transportes e Vias Principais de Queensland e viralizou na web
Reprodução/Facebook/Department of Transport and Main Roads (Queensland)
Vídeo da cacatua foi publicado pelo Departamento de Transportes e Vias Principais de Queensland e viralizou na web

Acostumadas a flagrar acidentes e infrações durante o trânsito, as câmeras de segurança de uma avenida movimentada de Queensland, na Austrália, registraram algo um tanto quanto inusitado na manhã desta sexta-feira (1). Ao contrário do que se esperava, as imagens de trânsito não mostraram carros quebrados ou brigas entre motoristas, e sim uma cacatua curiosa que resolveu dar uma ‘olhadinha’ para as câmeras instaladas na Murgatroyd Road.

Leia também: Almoço atrapalhado: gaivota fica com uma fatia de pão presa em seu bico

No vídeo publicado pelo Departamento de Transportes e Vias Principais de Queensland, a cacatua branca, que estaria em cima do equipamento, aparece aos poucos, até preencher toda a tela com o bico e os olhos bem abertos. Ela desaparece e surge nas imagens algumas vezes até o final da gravação.

Afinal autoridades, é um galah ou uma cacatua?

As imagens da ave curiosa se tornaram populares na web, com mais de um milhão de visualizações, 11 mil reações e 33 mil comentários até esta sexta. Porém, além da fofura do pássaro, outra questão deu o que falar entre os internautas: a legenda do vídeo. 

Isso porque  o Departamento de Transportes escreveu na sua página do Facebook: “Fiquem de olho neste galah que apareceu na estrada hoje”. Contudo, alguns internautas discutem a mensagem, pois afirmam se tratar de uma cacatua galerita, conhecida também como "crista-amarela", ao contrário do que é dito. 

Leia também: Leões, tigres, jaguar e urso fogem de zoológico e geram caos em cidade alemã

Apesar de ambas as espécies pertencerem ao mesmo grupo e serem facilmente encontradas na Austrália, as aves possuem características físicas muito diferentes. O galah, que geralmente é vista em bandos, possuí asas e cauda cinzentas, barriga, peito e cabeça cor de rosa. Tem crista e bico brancos, e seu dimorfismo sexual pode ser notado pela cor dos olhos, sendo castanhos nos machos e vermelhos nas fêmeas.

Já as cacatuas-de-crista-amarela  possuem plumagem branca e uma crista amarela de tamanho mediano, além de bico e olhos pretos. Uma das características mais marcantes é justamente a crista, que indica se a ave está assustada ou excitada, quando abaixa ou levanta essas pequenas penas. O dimorfismo sexual delas também é identificado pelos olhos, sendo castanhos-escuros nos machos e castanhos-avermelhados nas fêmeas.

Leia também: Mais de 120 baleias grávidas foram mortas para "pesquisas científicas" no Japão

“Acho que o departamento não sabe muito bem a diferença entre um galah e uma cacatua”; “Certeza que não comunicaram o tipo correto por conta da licença poética”; “Algumas pessoas não têm senso de humor”; “Pessoal, galah ou cacatua , tanto faz! O importante é curtir a fofura desse vídeo, que é maravilhoso”, escreveram alguns internautas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!