Revéillon em Paris
Reprodução/France.TV
Revéillon em Paris

2026 já começou! Pelo menos em alguns países, por conta do fuso horário, já é dia 1º de janeiro.

Ao todo, existem 39 fusos horários diferentes em uso em todo o mundo – alguns com diferenças de 15 ou 30 minutos, outros que estão mais de 12 horas à frente do Tempo Universal Coordenado (UTC)

O UTC é o padrão de tempo global, mantido pela Agência Internacional de Pesos e Medidas e utilizado como escala de "hora certa" no controle de tráfego aéreo e serviços de meteorologia aeronáutica.

Isso significa que as celebrações de Ano Novo durarão mais de 26 horas ao redor do mundo; até às 9h desta quinta(1) no Brasil, vai ter brinde pela  chegada do ano ao redor do mundo e o Portal iG vai atualizando.

Leia também:  Ano novo pelo mundo: como diferentes culturas celebram a virada

Kiribati, no Pacífico, iniciou 2026 às 7h pelo horário de Brasília. Cerca de 15 minutos depois,  às 7h15, foi a vez da Ilhas Chatham, na costa leste da Nova Zelândia.

Kiribati, no Pacífico; 2026 chegou primeiro lá
Reprodução/redes sociais
Kiribati, no Pacífico; 2026 chegou primeiro lá


Às 8h no Brasil, 2026 começou na maior parte da Nova Zelândia (com algumas exceções) e Tokelau, Samoa, Tonga, além de algumas regiões da Antártica.

Em Fiji, uma pequena parte do leste da Rússia e várias outras ilhas do Pacífico, incluindo as Ilhas Marshall e Tuvalu, o ano novo começou às 9h.

Às 10h, os brindes começaram em grande parte da Austrália, incluindo Melbourne e Sydney e mais sete locais, incluindo Vanuatu, Ilhas Salomão, Bougainville em Papua Nova Guiné e Nova Caledônia.

Fogos de artifício iluminam a Sydney Opera House durante as comemorações de Ano Novo na Austrália
Reprodução / TikTok @frenchtries
Fogos de artifício iluminam a Sydney Opera House durante as comemorações de Ano Novo na Austrália

Meia hora depois, 10h30, foi em uma pequena região da Austrália, incluindo Adelaide.

2026 começou às 11h em Queensland, na Austrália, e mais seis locais, incluindo partes da Micronésia, Ilhas Marianas do Norte, uma pequena parte da Antártida e Guam; e às 11h30, no território do Norte da Austrália.

Japão, Coreia do Sul, uma pequena parte da Rússia, Coreia do Norte, uma pequena parte da Indonésia, Timor-Leste e Palau  iniciaram o novo ano às 12h, no horário brasileiro.

Ano novo no Japão
Reprodução
Ano novo no Japão


Na China, Filipinas, Malásia, partes da Indonésia, grande parte da Mongólia, Taiwan, Brunei, região russa de Irkutsk, algumas partes da Antártica, Hong Kong, Singapura e Macau, foi às 13h.

Uma hora depois, às 14h, a contagem regressiva terminou em grande parte da Indonésia, Tailândia, Vietnã, Camboja, Laos, algumas partes da Rússia, algumas partes da Mongólia e uma pequena região da Antártica.

Às 14h30, foi a vez de Mianmar e as Ilhas Cocos, um território australiano e, às 15h, em Bangladesh, partes do Cazaquistão, Quirguistão, Butão, Território Britânico do Oceano Índico, a cidade de Omsk na Rússia e uma pequena parte da Antártida.

2026 chegou 15h15 no Nepal e às 15h30 na Índia e Sri Lanka.


Paquistão, algumas partes da Rússia, grande parte do Cazaquistão,  Uzbequistão, Turcomenistão, Maldivas, Tajiquistão, territórios do sul da França, ilhas Kerguelen da França e uma pequena região da Antártica brindaram o início do novo ano às 16h.

O Afeganistão brindou 2026 às 16h30.

Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos, Armênia, uma pequena região da Rússia, Omã, grande parte da Geórgia, Ilha da Reunião francesa, Ilhas Maurício e Seichele comemoram o ano novo às 17h.

Já é 2026 em Dubai
Reprodução/ X
Já é 2026 em Dubai


No Irã, 1º de janeiro chegou às 17h30.

Moscou, na Rússia, Turquia, Arábia Saudita, Iraque, Etiópia, Somália e Quênia, além de outros 17 locais, comemoram o ano novo às 18h.

Países como Grécia, Egito, Líbano, Ruanda e Romênia já entraram em 2026 às 19h. Em Atenas, a virada teve menos fogos e mais luzes no evento principal, enquanto os demais celebraram com festas tradicionais.

Às 20h, foi a vez de países da Europa, como França, Alemanha, Itália, e Bélgica receberem 2026, com destaque para o réveillon de Paris. Países do Norte da África, como Marrocos e Argélia, também já comemoraram a chegada do novo ano.

Às 21h, países como Reino Unido, Portugal, Islândia, Burkina Faso, Senegal, Gana e Serra Leoa já entraram em 2026. A virada trouxe comemorações em ruas e praças principais, com destaque para grandes exibições de fogos e eventos públicos em metrópoles como Londres e Lisboa, onde multidões brindaram a chegada do novo ano com festas e encontros nas áreas centrais

Queima de fogos no Reino Unido
Reprodução/Central London
Queima de fogos no Reino Unido


Às 22h no horário de Brasília, Cabo Verde, os Açores que são formados por nove ilhas no Atlântico e parte de Portugal, e uma pequena região da Groenlândia entraram oficialmente em 2026, com celebrações públicas e encontros familiares marcando a virada.

Em Cabo Verde há festas nas praças e fogos na capital Praia, enquanto nos Açores cidades recebem moradores e turistas para comemorar. Na região da Groenlândia que celebrou nesse horário, as comunidades costeiras também festejaram o novo ano.

Na faixa das 23h, a maior parte da Groenlândia, o estado de Pernambuco, a Geórgia do Sul e as Ilhas Sandwich do Sul já entraram em 2026, com comemorações de Ano-Novo alinhadas aos fusos locais.

*Reportagem em atualização

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes