
O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , afirmou nesta sexta-feira (30) que seu governo é “um pouco desagradável”, durante coletiva de imprensa no Salão Oval com a presença de Elon Musk .
A declaração ocorreu enquanto anunciava a saída do empresário da chefia do Departamento de Eficiência Governamental. Musk respondeu com um “um pouco”, em tom de brincadeira.
“Nosso governo é um pouco desagradável”, disse Trump. “Um pouco”, retrucou Musk, sorrindo.
O presidente também agradeceu o trabalho do bilionário, que ocupou o cargo por 130 dias.
“A mentalidade nos altos escalões de todos os departamentos federais realmente mudou. O trabalho que ele fez foi fantástico”, afirmou.
Segundo Trump, Musk identificou “coisas incrivelmente estúpidas e incrivelmente ruins” na estrutura administrativa e promoveu mudanças consideradas positivas dentro da burocracia federal.
O presidente ainda relatou aos jornalistas que centenas de contratos "desnecessários" foram rompidos ou estão passando por revisão e que, nos próximos meses, o governo lidará melhor com contratos.
Trump listou projetos que foram cancelados e permitiram maior economia ao governo, o que foi desmentido pela BBC.
O presidente falou aos repórteres que boa parte dos funcionários do DOGE seguirá em seus cargos e garantiu que permanecerá parceiro de Elon Musk.
"Ele realmente não está saindo, ele vai estar indo e voltando, eu acho”, explicou. “Tenho a sensação de que é, é o bebê dele e acho que ele vai fazer muitas coisas”.
"Este não é o fim do DOGE, mas realmente o começo", disse Musk a repórteres após os comentários de Trump. "Eu vou continuar visitando aqui e ser um amigo e conselheiro do presidente".
O empresário chegou a reafirmar que fez enorme economia para os cofres do governo. Em entrevistas anteriores, pontuou ter cortado US$ 2 trilhões, mas dados oficiais do DOGE apontam que ele conseguiu economizar apenas US$ 175 bilhões.
A coletiva ainda contou com Donald Trump entregando uma chave de ouro ao bilionário, ganhando aplausos de membros do governo.
Musk ignora reportagem do The New York Times
Nesta sexta, o The New York Times divulgou uma reportagem com detalhes de Elon Musk usando drogas pesadas por conta da sua aproximação com Donald Trump.
A matéria relatou que o bilionário estava enfrentando problemas familiares por causa da dependência química.
Questionado, Musk insinuou que o artigo era mentiroso e encerrou o assunto. "Vamos seguir em frente", concluiu.
Motivo da saída de Elon Musk
A saída ocorre dias após Musk expressar desapontamento, em entrevista à CBS News, com a aprovação de um projeto de política doméstica pela Câmara dos Deputados.
A proposta, apoiada por Trump e por parlamentares republicanos, aumentaria o déficit público — o que, segundo Musk, contraria os princípios do Departamento de Eficiência Governamental.