Donald Trump acusou proteção de peixe
Ting Shen
Donald Trump acusou proteção de peixe "inútil" como fator determinante para incêndios na Califórnia


Donald Trump  afirmou nesta quarta-feira (8) que a falta de água para combater os  incêndios em Los Angeles é resultado de uma política ambiental para “proteger um peixinho minúsculo”, defendida pelo governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom

“É muito triste porque tenho tentado fazer com que Gavin Newsom permita que a água chegue. Tem muita água lá em cima. Eles enviaram essa água para o Pacífico porque estão tentando proteger um peixinho minúsculo, que está em outras áreas, a propósito. É chamado de smelt. E, pelo bem do smelt, eles não têm água”, disse Trump, ao lado de líderes republicanos no Capitólio dos Estados Unidos

Os incêndios florestais mais destrutivos da história de Los Angeles deixaram pelo menos dez mortos e forçaram a retirada de pelo menos 70 mil pessoas de suas casas ao longo da área costeira entre Malibu e Santa Mônica. As chamas se estenderam por 68 km² e destruíram pelo menos mil estruturas, incluindo residências de celebridades multimilionárias. 

O peixe

O peixe Delta smelt é um animal de poucos centímetros de comprimento, em risco de extinção. Ele é encontrado  apenas no Estuário de São Francisco, segundo o U.S. Fish & Wildlife Service, e tem uma expectativa de vida curta.

Colocado na lista de espécies ameaçadas de extinção em 2010, sua presença é utilizada como um indicador ambiental e se torna cada vez mais rara. Na Califórnia, o animal se tornou uma espécie de símbolo dos embates entre setores da classe política e empresarial com ambientalistas.

Em 2018, uma pesquisa do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia apontou que não havia Delta smelt na natureza. A agência também não conseguiu rastrear nenhum smelt em 61 dias de amostragem ao longo de 2022.

Trump culpa governador

O presidente eleito também fez uma publicação na sua rede social, a Truth Social, nesta quarta, afirmando que o governador da Califórnia se recusou a assinar um memorando de restauração de água “que teria permitido que milhões de galões de água, provenientes do excesso de chuva e do derretimento da neve do Norte, fluíssem diariamente para muitas partes da Califórnia”.

“Ele queria proteger um peixe essencialmente inútil chamado smelt, dando-lhe menos água (não funcionou!), sem se importar com o povo da Califórnia. Agora o preço final está sendo pago… Ele é o culpado por isso… Um verdadeiro desastre!”, disse Trump na publicação.

A polemização em torno do peixe faz parte de uma narrativa mais ampla de Trump contra regulações ambientais, apontadas por ele como medidas excessivas ou prejudiciais à economia e ao setor agrícola.


O gabinete do governador divulgou um comunicado refutando as acusações de Trump. “Não existe um documento como a declaração de restauração da água – isso é pura ficção. O governador está focado em proteger as pessoas, não em fazer política e em garantir que os bombeiros tenham todos os recursos de que precisam”, diz a nota.

Especialistas negaram que a questão do abastecimento de água do sul da Califórnia tenha qualquer relação com as medidas de preservação ao peixe. A própria dimensão dos incêndios, com o consumo abundante das reservas preexistentes, e a necessidade de continuar utilizando os recursos enquanto os reservatórios ainda eram reabastecidos sobrecarregaram o sistema.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!