O bilionário Elon Musk modificou o algoritmo da rede social X (antigo Twitter) para beneficiar as suas próprias postagens e de usuários ligados ao Partido Republicano , de acordo com uma pesquisa da Universidade de Tecnologia de Queensland.
Os líderes do estudo, que foram Timothy Graham e Mark Andrejevic, analisaram diversas publicações feitas por Musk e outros perfis entre 1º de janeiro e 25 de outubro, que antecederam as eleições presidenciais dos Estados Unidos, vencidas por Donald Trump.
A pesquisa apontou que, no decorrer do período, a manobra resultou em um aumento em todas as métricas das postagens do dono do X, pois as visualizações e republicações cresceram 138% e 238%, respectivamente.
Em relação aos perfis dos republicanos, tanto apoiadores como políticos, os especialistas notaram um aumento de visualizações em comparação com os perfis dos democratas.
Essa não foi a primeira vez que Musk alterou o algoritmo para se beneficiar. Em fevereiro de 2023, o bilionário ameaçou demitir os engenheiros do X após descobrir que um de seus posts recebeu menos visualizações do que a publicada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.