Os Estados Unidos realizaram neste sábado (2) o primeiro lançamento aéreo de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza após um ataque que matou mais de 100 pessoas que buscavam por comida na região . A informação foi confirmada pela agência Reuters.
Segundo a agência, foram mais de 35 mil refeições foram lançadas na região através de três aviões C-130.
O envio de ajuda humanitária foi anunciado na última sexta-feira (1º) pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. "Pessoas inocentes foram pegas em uma guerra terrível, incapazes de alimentar suas famílias, e você viu a resposta quando tentaram obter ajuda. Precisamos fazer mais", disse o mandatário.
De acordo com o Escritório para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da Organização das Nações Unidas (ONU), ao menos 576 mil pessoas, um quarto da população de Gaza, estão próximos da fome extrema.
Ataque a palestinos
O Ministério de Saúde do enclave palestino afirma que 112 pessoas morreram durante um ataque na Faixa de Gaza na quinta-feira (29).
Segundo as autoridades palestinas, forças israelenses teriam disparado de maneira indiscriminada — usando armas de fogo, tanques e drones — contra a população que, faminta, se aglomerava em torno dos caminhões de suprimentos.
Israel chegou a contestar, em um primeiro momento, os relatos das autoridades do enclave, argumentando que muitos morreram pisoteados ou atropelados nas aglomerações. Entretanto, o porta-voz Daniel Hagari chegou a afirmar que soldados teriam feito "disparos de aviso" contra uma multidão porque teriam se sentido ameaçados.