O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, está no Cairo, no Egito, para tentar avançar as negociações de uma trégua na Faixa de Gaza e da libertação de reféns.
O esperado é que o acordo seja fechado antes que Rafah, cidade que faz fronteira com o Egito e abriga metade da população de Gaza, se torne alvo de Israel. Blinken também quer garantir aos aliados da região que Washington não quer que o conflito entre forças americanas e milícias apoiadas pelo Irã vire uma guerra regional.
Blinken está em uma viagem pelo Oriente Médio e desembarcou no Cairo nesta terça-feira (6). Na segunda (2), o secretário estava na Arábia Saudita para um encontro com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. O objetivo da reunião era debater esforços para alcançar “segurança e estabilidade” na região diante da crescente tensão no conflito.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse que Blinken e o governante saudita discutiram a coordenação regional para alcançar “um fim duradouro” para a crise.