Neste domingo (26), o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Avichay Adraee, acusou o Hamas de impedir que os caminhões com ajuda humanitária enviados pelos israelenses chegassem ao norte da Faixa de Gaza. A declaração foi dada em publicação nas redes sociais.
"O Hamas
prova neste incidente, como em muitos outros acontecimentos desta guerra, que vocês (cidadãos do Norte de Gaza) estão no fim da lista de prioridades", afirmou Adraee.
Nesta manhã, 200 caminhões carregando suprimentos foram enviados pelas FDI para Gaza por meio de órgãos humanitários que atuam na região. Os veículos transportaram alimentos, água, equipamento médico e materiais para construção de abrigos. Eles entraram no enclave pela passagem de Rafah, no Egito.
Neste domingo (26), o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse ter recebido a lista de reféns que devem ser libertos ainda hoje pelo Hamas, como parte do acordo de trégua temporária feito pelo grupo extremista islâmico e Israel.
De acordo com o governo do Egito, a lista tem o nome de 13 israelenses e de 39 prisioneiros palestinos que devem ser libertos por Israel.