A cidade de Belém, na Cisjordânia, é considerada pelo cristianismo o local de nascimento de Jesus Cristo. Devido a isso, todos os anos a cidade realiza grandes festividades de Natal que atraem muitas pessoas. Contudo, neste ano, a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas forçou o cancelamento das celebrações.
Infelizmente a Cisjordânia tem sido palco de confrontos e operações militares promovidas pelo exército de Israel desde o início da guerra no dia 7 de outubro. Até a noite de quarta-feira (23), cerca de 225 pessoas já haviam morrido na região, segundo o Ministério da Saúde palestino.
A Prefeitura de Belém emitiu um comunicado informando que cancelou a comemoração natalina em respeito ao luto das famílias que perderam seus entes devido à guerra. A informação é do portal g1.
"Foi tomada a decisão de restringir as celebrações de Natal a rituais religiosos e de organizar eventos para transmitir a nossa forte condenação da agressão israelense contra o nosso povo palestino na Cisjordânia e em Gaza", diz o comunicado da prefeitura.
Orações em conjunto serão permitidas, mas não haverá a tradicional decoração de luzes e a árvore de Natal. O grande presépio na praça da Manjedoura não será montado e a procissão tradicionalmente realizada na madrugada de 24 para 25 de dezembro também foi cancelada.