Nesta segunda-feira (13), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez declarações sobre a forma como Israel tem bombardeado a Faixa de Gaza nas últimas semanas. Segundo o presidente brasileiro, o governo israelense tem bombardeado Gaza sem critério algum
, locais onde há crianças e inocentes.
Em evento em Brasília, o chefe do executivo brasileiro disse: "A quantidade de mulheres e crianças que já morreram e a quantidade de crianças desaparecidas, a gente não tem conhecimento em outra guerra”.
"Nessa guerra, depois do ato provocado, e eu digo ato de terrorismo do Hamas, as consequências, as soluções de Israel, é tão grave quanto foi a do Hamas, porque eles estão matando inocentes sem critério nenhum. [Israel] joga bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto que um terrorista está lá. Não tem explicação.”, completa Lula.
Sobre a repatriação dos 32 brasileiros que estavam em Gaza, Lula comemorou a chegada ao Brasil após aguardarem 36 dias até a liberação da passagem de Rafah — fronteira entre Gaza e o Egito.
“Nós estamos trazendo o que foi possível liberar com muito sacrifício, porque dependia da boa vontade de Israel, dependia da quantidade de pessoas, porque a gente não sabia.”
“Todo dia [eu] ligava de manhã e de tarde, ligava com o ministro de Israel, ligava com o ministro do Egito, ligava com o nosso embaixador. Finalmente, nós conseguimos trazer as 32 pessoas. Agora, vamos ver se tem gente na Cisjordânia que queira vir, porque nós não vamos deixar nenhum brasileiro ou brasileira lá se ele quiser voltar”, disse Lula.