Lula deseja encontrar brasileiros que chegarão de Gaza, diz ministro

Mauro Vieira disse que encontro entre presidente e repatriados depende de agenda; desembarque deve acontecer na segunda-feira (13) à noite

Foto: Agência Brasil - 10.11.2023
Mauro Vieira

O presidente Lula demonstrou interesse em receber  os brasileiros e palestinos naturalizados que chegarão ao Brasil amanhã (13) à noite. A informação veio do ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, mas o encontro entre o presidente e os 32 repatriados vai depender da agenda do mandatário.

O grupo atravessou a passagem de Rafah e deixou a Faixa de Gaza na manhã deste domingo (12), pelo horário de Brasília, após pouco mais de um mês do início do conflito e de outras seis listas anteriores de estrangeiros autorizados a deixar o enclave. 


Duas brasileiras que estavam na sétima lista não viajaram. Trata-se de uma adulta e uma criança. O chanceler brasileiro afirmou que foi uma decisão particular delas. Vieira declarou que houve apoio psicológico de militares e foi respeitada a vontade delas. Elas desistiram de partir antes de cruzar a fronteira com o Egito. 

Os brasileiros ficarão em um hotel até a decolagem do voo em direção ao Brasil, que vai sair do Egito amanhã, às 11h50 (horário de Brasília) em uma aeronave da presidência da República. A previsão de chegada à Base Aérea de Brasília é às 23h30 (horário local) desta segunda-feira. Três paradas técnicas estão previstas antes: em Roma, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife.


Apoio aos repatriados


Haverá um esquema de recepção e busca de contato com famílias das pessoas que chegarão nesta segunda. Nos casos de não haver parentes, serão buscadas lideranças da comunidade palestina no país.

Quem não encontrar apoio terá abrigos à disposição. O governo brasileiro também vai providenciar os documentos e garantir acesso ao SUS e demais benefícios sociais.