O chefe da polícia de Israel, Kobi Shabtai, disse que haverá “tolerância zero” para protestos em apoio a Gaza e aos palestinos em Israel, ameaçando enviar manifestantes anti-guerra ao enclave sitiado que é bombardeado diariamente desde o início do conflito Israel e Hamas.
As declarações de Shabtai foram gravadas e postadas no TikTok da polícia israelense na última terça-feira (17). O caso repercutiu na mídia de Israel na quarta-feira (18), após a polícia interromper e prender seis pessoas em uma manifestação em apoio aos palestinos, na cidade de Haifa , litoral de Israel.
“Quem quiser se tornar cidadão israelense, seja bem-vindo”, disse Shabtai. “Qualquer pessoa que queira se identificar com Gaza é bem-vinda. Vou colocá-lo nos ônibus que vão para lá agora.”
No curto vídeo, o chefe de polícia também disse que haveria “tolerância zero para qualquer instância de incitamento” e que “não haverá autorização para protestos.”
O porta-voz da Polícia de Israel, Eli Levy, disse à Rádio do Exército na quarta-feira (18) que desde o início da guerra na Faixa de Gaza, 63 pessoas em Israel foram presas sob suspeita de apoiar ou incitar “terror.”