Ao menos um jornalista morreu e vários ficaram feridos em um ataque das forças de Israel no sul do Líbano nesta sexta-feira (13), de acordo com a imprensa local.
O jornalista morto era Issam Abdallah, cinegrafista que trabalhava para a Reuters. "Estamos profundamente tristes ao saber que ele foi morto. Estamos buscando urgentemente mais informações, trabalhando com as autoridades da região e apoiando a família e os colegas de Issam", disse a Reuters em comunicado.
A Al Jazeera confirma que dois de seus jornalistas ficaram feridos: o cinegrafista Elie Brakhya e a repórter Carmen Joukhadar. A rede de televisão afirma, ainda, que vários jornalistas de outros veículos ficaram feridos.
"O projétil do tanque os atingiu diretamente. Foi horrível. Não consigo explicar, não posso descrever a situação, relatou Ali Hashem, correspondente da Al Jazeera, que disse que a equipe de repórteres estava claramente identificada como imprensa.
Horas antes do ataque, Issam havia publicado uma foto em seu Instagram na qual usava colete de identificação de imprensa e capacete de proteção: