O Ministério da Defesa de Taiwan afirmou ter detectado 55 aviões e sete navios militares chineses no entorno do território nesta terça-feira (19).
No último final de semana, 103 aeronaves militares chinesas se aproximaram da ilha entre as manhãs de sábado (16) e domingo (17).
Na segunda-feira (18), o ministério da Defesa da ilha divulgou o comunicado: "O assédio militar contínuo pode facilmente levar a um aumento repentino da tensão e piorar a segurança regional".
Após o ocorrido nesta manhã, Taiwan pediu novamente a Pequim que as ações fossem interrompidas imediatamente.
Conflito
Nos últimos anos, a China tem aumentado sua pressão diplomática e militar contra Taiwan. O país considera a ilha autônoma de Taiwan como sua província, e quer unificá-la com o restante do seu território.
Na última semana, o governo de Taiwan já havia registrado um aumento de navios e aviões militares chineses ao redor da ilha: foram 68 aeronaves e 10 embarcações entre quarta e quinta-feira.
O Ministério da Defesa do Japão também notificou, na última semana, que detectou seis navios chineses navegando a cerca de 650 quilômetros ao sul da ilha de Miyakojima, a leste de Taiwan.