Guerra: ONU aponta que mais de 9 mil civis morreram na Ucrânia

Maioria das vítimas fatais estavam no território dominado pelos ucranianos no momento do óbito

Foto: Reprodução/Pexels
Mais de 9 mil civis morreram na Ucrânia em decorrência da guerra


Um relatório divulgado pelo ONU nesta segunda-feira (17) apontou que o número de civis mortos na Ucrânia desde a invasão da Rússia, que se deu em fevereiro do ano passado, chegou a 9.287. 

Os dados apresentados pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) aponta ainda que outros 16.384 civis ficaram feridos no âmbito do conflito. 


A maioria das vítimas fatais, 7.212 cidadãos, estavam no território dominado pelo governo ucraniano no momento do óbito, enquanto os outros 2.075 encontravam-se em áreas dominadas pelos russos. 

O ACNUDH acredita, entretanto, que a subnotificação de óbitos ainda é grande na região e que, por conta disso, o número de civis mortos em decorrência da guerra deve ser "consideravelmente maior". 

Mortos e feridos em julho

Se analisado apenas o período do mês de julho, os dados disponibilizados pela agência da ONU dão conta de que 74 civis morreram devido ao conflito, enquanto outras 342 pessoas ficaram feridas. 

Registra-se que os homens representam a maioria dos óbitos, com 36 pessoas, enquanto morreram 32 mulheres e 6 adultos cujo sexo ainda não é conhecido. O ACNUDH detalha ainda que 63 cidadãos morreram no território liderado pela Ucrânia, enquanto 11 faleceram em áreas controladas pela Rússia.