Restos de um míssil do lado de fora da estação ferroviária de Kramatorsk, na Ucrânia
Reprodução / Sky News
Restos de um míssil do lado de fora da estação ferroviária de Kramatorsk, na Ucrânia

O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, confirmou nesta quinta-feira (11), durante audiência na Câmara dos Comuns, o fornecimento de mísseis de cruzeiro de longo alcance para a Ucrânia .

"Hoje posso confirmar que o Reino Unido está doando os mísseis Storm Shadow para a Ucrânia", disse acrescentando que o fornecimento complementa o envio de outros sistemas, como os mísseis Himars e Harpoon. Além disso, afirmou que esses projéteis ajudarão os ucranianos a "rebater as forças russas em seu território".

O Storm Shadow é um míssil de cruzeiro com a chamada "capacidade stealth", que permite diminuir a própria existência nos sistemas de observação inimigos.

O equipamento foi desenvolvido de maneira conjunta entre Reino Unido e França e é, comumente, lançado do ar.

Com um alcance de voo de 250 quilômetros, ele só fica atrás da capacidade dos sistemas de mísseis táticos do exército de superfície (Atacms), produzidos nos Estados Unidos e que a Ucrânia pede há muito tempo.

Apesar do apoio maciço desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, EUA e União Europeia afirmam publicamente que não enviam os mísseis de longo alcance pedidos por Kiev - apenas os de curto e médio.

A afirmação do ministro britânico veio após matérias locais apontarem o fornecimento e, por isso, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, foi questionado em sua coletiva diária. Segundo o representante, a notícia do envio é um "desenvolvimento fortemente negativo" e que pede "uma resposta adequada" das forças armadas russas. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!